Questões de Estado, projetos de sucesso e iniciativas capazes de melhorar a qualidade da gestão pública e reverter em ações de Governo em prol da sociedade foram pautas da reunião entre o secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, e o governador regional de Lotero, Peru, Yvan E. Vásquez Valera, nessa quinta-feira. Durante o encontro o governador peruano demonstrou interesse no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Fiplan), implantado no Estado em junho de 2005. Em contrapartida, o Governo do Estado de Mato Grosso buscará mais informações sobre um projeto de tratamento de água e esgoto desenvolvido naquele país.
“Recebemos uma visita de cortesia do governador do Peru e nessa troca de experiência tivemos conhecimento de um projeto muito interessante sobre tratamento de água e esgoto via biogás. A ideia é fantástica e foi feita em parceria com o Japão e temos interesse em conhecer de perto essa iniciativa inovadora”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki.
Já o governador do Peru, demonstrou interesse no Fiplan, sistema desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), que tem como objetivo a redução de gastos e o aumento de controle sobre as contas do governo.
“O Fiplan integrou, em uma única ferramenta, via web, os sistemas antes utilizados (Sidorffi e Siafi) para gerir o planejamento, execução orçamentária e prestação de contas do Estado, o que tornou mais precisa a informação relacionada a este assunto. A segurança do sistema alcança um percentual de 95,2%, bem acima do recomendado pelas normas de segurança da informação, que é de 70%”, explicou Novacki.
O Governo do Estado já cedeu o direito de concessão ao Estado de Roraima (RR) em outubro de 2008, os Estados do Sergipe e Bahia já demonstraram interesse no Sistema. “Fomos muito bem recebidos aqui em Mato Grosso e estamos de portas abertas em nosso país para firmarmos parcerias em diversas áreas. Discutimos sobre turismo, meio ambiente, educação, segurança pública e ferramentas capazes de melhorar a qualidade da gestão pública. Mato Grosso tem um sistema exemplar e que despertou nosso interesse, por isso, voltaremos a discutir essa questão agora de forma mais técnica”, expôs o governador peruano Yvan E. Vásquez Valera que após a visita no Palácio Paiaguás foi recebido pelo presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro, a fim de conhecer o sistema da piscicultura mato-grossense.