O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve entrar em operação ainda este mês, segundo o secretário de Saúde. “Inicialmente havíamos projetado para hoje (05), porém, como estamos aguardando a entrega final de material de consumo para atendimento, adiamos esse prazo para o pós-carnaval”, disse Luis Fabio.
A base está pronta, próxima ao Ambulatório Multiprofissional em Especialidades (AME), com duas ambulâncias, uma equipada com suporte avançado de UTI móvel para atendimento de casos mais graves. Assim que efetivamente entrar em operação Samu irá atender pelo fone 192.
A equipe é formada por 24 profissionais, sendo oito condutores, oito enfermeiros, quatro médicos e quatro técnicos de enfermagem. Todos já passaram por treinamento, o primeiro, ministrado por uma equipe dos bombeiros e o segundo em Cuiabá com a equipe do SAMU da capital estadual. “O treinamento em Cuiabá foi uma oportunidade de vivenciar na prática o atendimento do SAMU”, disse o coordenador do Serviço em Sorriso, Diego Meneghel.
Nos dois momentos, os profissionais trabalharam situações como abordagem em acidentes com urgência e emergência, com traumas, hemorragias e emergências clínicas; estabilização, classificação e regulação de vítimas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.