O secretário executivo do Plano de Asfaltamento da BR-163, do Governo Federal, Julio Miragaya, disse agora há pouco, ao Só Notícias, que as obras de asfaltamento da BR-163 do Nortão de Mato Grosso até Santarém (PA) devem começar em maio de 2006. O processo licitatório e a autorização para começar a obra devem ser dadas em novembro. Julio está em Sorriso participando de um encontro onde estão sendo prestadas informações para a sociedade sobre o andamento do plano para pavimentar a rodovia.
“É importante deixar claro que o Governo Federal quer asfaltar a BR-163 até Santarém com ramal para Miritituba. Não concordamos em fazer o asfaltamento só até Miritituba ( 200 km antes de chegar em Santarém como defende o consórcio formado por multinacionais que pretendem investir na obra e pelo Governo do Estado). Santarém não pode ficar isolada porque os produtos desta região Norte de Mato Grosso e do Sul do Pará acabarão tendo duas alternativas de escoamento. O asfaltamento até Santarém também atenderá o setor de importação, transporte de passageiros e não podemos pensar apenas no escoamento da safra que é um fator de extrema importância. Estes outros pontos devem ser levados em consideração”, acrescentou Miragaya.
De Guarantã do Norte até Santarém devem ser pavimentados cerca de 974 km. Mais de R$ 1 bilhão devem ser investidos nesta obra. A licença prévia já foi emitida e outros aspectos burocráticos estão sendo sendo eliminados para que seja dada a autorização para início da obra. “Estamos buscando acelerar as definições burocráticas. Temos que considerar que a partir de janeiro começa o período chuvoso e por isso prevemos que as obras iniciem em maio”, acrescentou o secretário-executivo, ao Só Notícias.
O secretário está em Sorriso, acompanhado do coronel Paulo Roberto Dias Morales, do Instituto Militar de Engenharia- IME- prestando informações do andamento do processo para pavimentação. Eles foram convidados pelo Comitê Pró-Construção da BR-163, sediado em Sorriso. O prefeito Dilceu Rossato, o presidente da Cãmara, Santinho Salerno, vereadores, o presidente do Comitê Pró-Construção da BR-163, Jorge Baldo, o presidente do Sindicato Rural, Leonir Capitaneo, da ACES, Laercio Estrela, dirigentes de outras entidades participam da reunião.