PUBLICIDADE

Secretário Agricultura de MT discute amanhã com ministro reforço para combater aftosa

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, se reunirá nesta terça-feira com o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, em Brasíla, e mais 15 secretários de outros Estados. O objetivo principal é discutir a manutenção e implementação de medidas específicas de vigilância sanitária e epidemiológica na região de fronteira internacional, para que o Estado não corra risco de contaminação dos seus rebanhos com a febre aftosa.

O surgimento de focos na Bolívia, com quem Mato Grosso tem uma fronteira de 780 quilômetros, fez com a implementação de medidas restritivas severas em barreiras primárias e secundárias de vigilância sejam reforçadas. Mato Grosso precisa do apoio do governo federal.

A meta principal que será apresentada ao ministro pelo secretário, que está acompanhado do presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Décio Coutinho, é a manutenção de dez barreiras sanitárias fixas no período de entre junho e dezembro deste ano. Serão fiscalizados veículos, produtos e possíveis meios de veiculação do vírus da febre aftosa; os veículos oriundos da Bolívia serão todos desinfetados; subprodutos e produtos com restrição de ingresso serão apreendidos e destruídos, bem como haverá orientação às pessoas que estarão passando pelas barreiras, quanto aos riscos de uma possível contaminação.

O Estado vai apresentar uma proposta ao ministro Reinhold Stephanes, também com objetivo promover educação sanitária em quatro municípios da fronteira internacional e cinco que sofrem influência da fronteira. Além de acompanhamento na vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa em 11 municípios e duas províncias bolivianas, no período de maio à junho de 2007 e novembro a dezembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito de Cuiabá e deputado criticam senadora de MT que atacou Eduardo Bolsonaro

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) criticou, hoje,...

Governo de MT estima ultrapassar meta e entregar mais de 6 mil km de asfalto

O governo de Mato Grosso informou ao Conselho Diretor...

Gasoduto com 39 km de extensão será inaugurado nesta sexta em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes inaugura, nesta sexta-feira, o sistema...
PUBLICIDADE