PUBLICIDADE

Secretário acredita que Estado conseguirá decisão judicial para empréstimo dolarizado

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: arquivo/assessoria)

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, disse esta semana que ainda “não jogou a toalha” e que acredita numa liminar favorável da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber para a concessão do empréstimo de U$ 250 milhões junto ao Banco Mundial para quitar a dívida de mesmo valor junto ao Bank Of America. A negociação, autorizada pela Assembleia Legislativa em março, está emperrada após parecer da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) dizer que a União não pode ser avalista porque Mato Grosso não cumpre com as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Gallo enfatizou que a operação é “fundamental” para os “resultados fiscais de 2019” e que é um dos “pilares fiscais do Estado neste ano”. Ele não apresentou uma alternativa caso a negociação não seja autorizada.

“Nós esperamos e trabalhamos ainda com a hipótese desta liminar sair esta semana e ser possível que nós aprovemos no Senado até 15 de julho, que é quando o Senado entra em recesso. Assim ocorrendo, nós teremos condições de assinar o contrato em agosto, não ter que pagar a parcela de R$ 150 milhões para o Bank of America em setembro e quitar esta dívida para passarmos a fazer os pagamentos ao Banco Mundial com um juro menor e com parcela menor, porque estamos fazendo o alongamento da dívida”, declarou.

O secretário afirmou, ainda, que concorda com o parecer do STN, mas enfatizou que Mato Grosso tem defesa, uma vez que houve alteração em normas do Tribunal de Contas que podem colocar o Estado em condições de contrair o empréstimo.

“O que o Estado está defendendo é que o Tribunal de Contas mudou o seu entendimento, corretamente, para colocar o Imposto de Renda na base, porque isso é uma contabilidade correta. Isso aconteceu em novembro do ano passado e de lá para cá nós não temos os dois quadrimestres fechados e a lei só menciona que você terá a penalidade após a conclusão de dois quadrimestres, então, nós temos também a nossa defesa”, ponderou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE