As secretárias de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon, e de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, tiveram audiências nos ministérios da Casa Civil, Transportes, da Saúde e Confederação Nacional de Municípios (CNM) alinhando a conclusão de projetos e encaminhamentos orçamentários ainda deste ano e convênios da prefeitura com o governo. “O objetivo foi alinhar os projetos que já estão em execução para as etapas de finalização e pagamento orçamentário, além de apresentar novas demandas e alinhar alguns objetivos e novos projetos para o ano de 2026”, informou Faira. As ausências também buscaram a acelerar a liberação de recursos para alguns projetos já em andamento.
A secretária ressaltou que a prioridade do prefeito Roberto Dorner é aprimorar ações da secretaria de Saúde. “Discutimos a implantação do hospital municipal, a construção da Maternidade Municipal e da Policlínica. Também debatemos a construção de novas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), que o município vem pleiteando, para ampliar a rede de atendimento e a cobertura da Estratégia de Saúde da Família em Sinop”, explicou.
O hospital foi construído entre os bairros Menino Jesus e Villa Itália, com 4,2 mil m², tendo consultórios, leitos de observação e internação, tomografia, raio-x, endoscopia, ultrassonografia, centro cirúrgico e leitos de recuperação e mais de R$ 42 milhões foram investidos. Os equipamentos serão adquiridos através de recursos transferidos pelo governo estadual, de R$ 14,3 milhões.
Na CNM, foi tratada a viabilidade de captação de recursos públicos por meio de fundos e investimentos do governo. “Avaliamos como extremamente produtivo. Obtivemos ótimos resultados e temos certeza de que o município de Sinop será beneficiado com os investimentos que serão implantados a partir de 2026”, declarou, através da assessoria, a secretária de Finanças, Ivete Mallmann.


