Trabalhadores de Sinop terão em breve acesso ao programa Microcrédito do Governo do Estado de Mato Grosso. O termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta segunda-feira, pela secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi e o prefeito de Sinop, Nilson Leitão. O deputado estadual, Dilceu Dal Bosco e a primeira-dama do município, Renata Leitão, também participaram da audiência.
O Microcrédito já aprovou mais de R$ 2 milhões em financiamentos desde sua implantação, em 2004. Sinop é a 69º cidade a receber o programa.
No termo de cooperação ficou acordado que a prefeitura irá ceder o espaço físico para implantação do programa, os agentes de crédito para operacionalização dos financiamentos e custear o curso de empreendedorismo do Sebrae, que é ministrado para os interessados em realizar os empréstimos.
Técnicos da Setecs irão até o município para capacitar os agentes de crédito, implantar o Comitê Municipal de Crédito e fazer o lançamento oficial do Microcrédito na cidade.
Segundo o prefeito, com a implantação do Microcrédito a expectativa é aumentar os empregos gerados e movimentar a economia local. “Recentemente a MT Fomento esteve em Sinop e já temos prévio levantamento dos interessados no Microcrédito, são na grande maioria pequenos empreendedores que desejam abrir ou ampliar um pequeno negócio”, destacou Nilson Leitão.
Através do programa é possível financiar máquinas, equipamentos, ferramentas, móveis/utensílios (novos e usados), matéria-prima, mercadorias para revendas, bens de produção. O Microcrédito financia até R$ 1 mil, sem juros, que podem ser pagos em até 12 parcelas, com uma carência de até três meses para iniciar o pagamento.
O programa só atende as localidades que estão com seus Conselhos Municipais do Trabalho criados e homologados.
Capacitação Obrigatória
Uma das condições necessárias para ter acesso ao financiamento do Microcrédito é a participação em cursos de empreendedorismo, cuja finalidade é estimular e desenvolver características empreendedoras de cada um. Ministrados pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso), os cursos já beneficiaram 4.225 pessoas (entre tomadores do empréstimo, familiares e agregados ao empreendimento), além de 112 agentes de crédito, que atuam em todo o Estado.