quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria faz estudo para implantar guarda armada em Sinop e busca maneiras de formação

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

O secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, major Joubert Sacramento disse, em entrevista, ao Só Notícias, que conseguiu, no primeiro semestre, avançar nos estudos para implantação da guarda armada em Sinop. Atualmente, está sendo finalizada a parte jurídica e ‘burocrática’. Um dos gargalos é a formação dos agentes. “Estamos buscando onde e como será essa formação, além de como ficará a equipe de serviço. Estamos estudando se é legal contratar uma empresa para prestar os serviços”, ponderou.

Há uma equipe voltada para os estudos. “Também já foram feitas visitas na guarda armada de Várzea Grande. Estamos avançando nesse sentido, para que não tenha nenhum empecilho quando formos implantar, nem jurídico, estrutural, e financeiro”, completou.

Em Sinop, a guarda armada já é buscada há anos e o projeto, de autoria do executivo, foi aprovado por unanimidade em dezembro de 2016. No texto, a prefeitura definiu que os guardas terão função de proteger o patrimônio, bens e serviços, logradouros públicos, instalações públicas, meio ambiente, e auxiliar na segurança pública, bem como nas ações de fiscalização e orientação no trânsito.

Depois da aprovação da casa de leis, os agentes, inclusive, chegaram a começar treinamento em novembro 2017, mas em julho de 2019 a ex-prefeita Rosana Martinelli determinou a anulação do curso de formação e treinamento ministrado por uma empresa de São Paulo.

À época, no despacho, a gestora destacou que a decisão levou em consideração a “falta de capacidade técnica” da empresa e aponta que acatou a recomendação do departamento jurídico e relatório de comissão processante. A capacitação englobava defesa pessoal, uso diferenciado de força, dentre outros pontos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE