PUBLICIDADE

Secretaria estabelece indicadores de contrapartida dos municípios em MT

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) divulgou os indicadores de contrapartida dos municípios mato-grossenses, válidos para o exercício deste ano, para a transferência voluntária de recursos pelo Estado por meio de convênios. Os indicadores foram definidos com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e na Receita Própria de cada município, informações disponibilizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e serão atualizados anualmente.

Segundo o coordenador de convênios da Secretaria de Estado de Planejamento, Abel Simões, a mudança garantirá tratamento isonômico aos municípios, uma vez que utiliza critérios objetivos. “A partir de agora teremos mais segurança e transparência na utilização dos recursos públicos, reduzindo a discricionariedade e aplicando a legalidade conforme a capacidade financeira de cada município”.

Os municípios foram divididos em quatro grupos, conforme suas capacidades. No grupo 1 estão aqueles cujos indicadores são inferiores a 0,4 pontos. Nestes casos, a contrapartida deve ser de 0,1% a 4% do valor total do convênio.

Municípios com indicadores entre 0,401 e 0,6 pontos integram o grupo 2 e devem apresentar contrapartida de 2% a 6% do valor total do convênio.

Fazem parte do grupo 3 municípios com indicadores entre 0,601 e 0,8 pontos, cujas contrapartidas variam de 4% a 10% do valor do convênio.

Municípios que possuem indicadores superiores a 0,801 compõem o grupo 4 e suas contrapartidas variam de 8% a 20%.

Em março deste ano, o governo do Estado publicou a Instrução Normativa 01/2015, que estabelece novas diretrizes, normas e procedimentos para celebração, execução e prestação de contas referentes à transferência de recursos por meio de convênios a entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE