sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria encampou há um ano curso superior de engenharia para Sinop, diz Curado

PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) irá abrir, no período de 10 à 14 de outubro, inscrições para o concurso vestibular para o curso de Engenharia Civil. As provas estão previstas para serem realizadas nos dias 20 e 21 de novembro e o início das aulas para fevereiro de 2006.

A tentativa de implantação e instalação deste curso está sendo pleiteada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo (SIC) de Sinop há mais de 01 ano. Segundo o Secretário, Norival Campos Curado, em abril de 2004, foi encaminhado um ofício ao coordenador do Campus da Unemat de Sinop, Professor Doutor Aumeri Carlos Bampi informando a necessidade e a viabilidade do curso para o Município.

Curado esclarece que o ofício, além de apontar Sinop como um pólo regional na área de educação, destacou, ainda, através de números e de um folder, desenvolvido pela própria Secretaria, um alto índice de crescimento que supera muitas outras cidades brasileiras. “Para que ficasse mais claro, apontamos o setor da construção civil como um dos mais importantes e que mais cresce em nosso Município”, exemplificou ele.

Curado afirma ter se baseado no número de alvarás de construção emitidos pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura durante o ano de 2000 (cerca de 1.288) e no período de janeiro de 2001 à fevereiro de 2004 (4.244). “Se compararmos esses números veremos que o Município alcançou, neste período, um crescimento da ordem de 229,50%” explicou.

O ofício foi respondido pela Coordenadoria de Programas e Projetos da Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Industrial da Unemat de Cáceres, em 05 de novembro de 2004, informando a elaboração do projeto de estudo de viabilidade do curso.

O projeto, que já é uma contemplação da criação do curso foi desenvolvido enfocando as áreas de obras hidráulicas, planejamento urbano em projetos de saneamento, transportes de produtos poluentes em águas de superfície (solo/cimento), meio ambiente e desenvolvimento urbano, estruturas da madeira, aplicação estrutural da madeira, características física e mecânica da madeira e produtos florestais e outras afins.

“Além de ressaltar a necessidade de levar a educação superior onde a demanda se localiza, o ofício salientou, ainda, a necessidade de uma parceria firmada com o Município através da Secretaria de Indústria e Comércio, que visionando o futuro e o crescimento do Município, almejou e alcançou essa grande conquista, não apenas para Sinop, mas para toda a região do Médio Norte, que será beneficiada com a geração de empregos, renda e uma significativa melhora na economia”, finalizou Curado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...
PUBLICIDADE