O governo Pedro Taques recebeu sinal positivo da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para a liberação de créditos que serão investidos no Pró-Estradas, programa que destina recursos para a recuperação e construção de estradas e pontes de concreto. Nos próximos dias, a STN dará uma resposta concreta sobre essa demanda.
Em reunião realizada, hoje, na STN, em Brasília, o governador, juntamente com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, solicitou a liberação de recursos para duas novas operações de crédito, sendo R$ 470 milhões para construção de pontes de concreto e R$ 250 milhões para rodovias. A comitiva foi recebida pelo secretário Marcelo Barbosa Saintive, que sinalizou positivamente para a liberação das operações para Mato Grosso.
O secretário ressaltou a importância da rápida liberação das operações, em especial para a construção de pontes de concreto, já que algumas estradas do Estado estão em fase de construção ou recuperação, mas sem as pontes. “Isso tem ocasionado acidentes, inclusive fatais, pois os caminhoneiros já estão encontrando uma boa estrada e acreditam que as pontes também estarão em boas condições. Já tivemos caso de caminhão que caiu no rio, por isso é prioridade para a gestão”.
Durante a reunião, o governo já apresentou cronograma de execução, que era uma das exigências da STN.
O governador Pedro Taques saiu muito otimista do encontro com a garantia de liberação. “O nosso Estado ajuda muito o Brasil e nós estamos contando com o governo federal para diminuir nossos gargalos. O governo tem trabalhado para isso, mesmo com as dificuldades econômicas do país. Saímos muito otimistas deste encontro, pois recebemos o sinal positivo para liberação da operação”.