terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretário estuda transformar UTIs Covid em convencionais em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital (foto: Só Notícias/arquivo)

A Secretaria de Estado de Saúde estuda viabilidade para transformar as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas à covid-19 em leitos intensivos convencionais. Nesta quinta-feira, o secretário Gilberto Figueiredo afirmou que, por conta da redução dos casos, os setores destinados aos contaminados pelo novo coronavírus estão sendo desativados.

De acordo com o secretário, os leitos de UTI covid recebem recursos do governo federal e do Estado por vaga e não por paciente, o que representa um alto custo por unidades não utilizadas. Figueiredo também explicou que, devido à urgência de se montar as unidades, algumas exigências foram flexibilizadas, o que não se aplica às vagas convencionais na realidade atual.

“Em algumas regiões estamos fazendo uma análise técnica para transformar leitos de UTI covid em leitos de UTI convencional. Para isso, precisa atender requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde um pouco mais rígidos. Nós estamos, nesse momento, planilhando isso, analisando territorialmente onde é estratégico colocar leito de UTI convencional e também o custo do financiamento, já que leito de UTI precisa ser co-financiado pelo governo federal e pelo governo do Estado”, explicou o gestor.

Mato Grosso tem 356 UTIs destinadas a covid-19 e 132 estão ocupadas. Ao todo, são 541.529 casos confirmados da doença e 13.869 mortes decorrentes da contaminação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT debate em Sinop, Cuiabá e Rondonópolis alterações no contrato da BR-163

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começará, nesta...

Empresas que devem ICMs em Mato Grosso podem renegociar e ter 40% de descontos

As empresas mato-grossenses que devem Imposto sobre Circulação de...

Lucas do Rio Verde licita remoção de resíduos, poda de árvores e limpeza; R$ 2,4 milhões

A prefeitura abriu credenciamento, este mês, para seleção de...

Inaugurada base de atendimento da Justiça Federal em Sorriso

O Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal...
PUBLICIDADE