quinta-feira, 13/junho/2024
PUBLICIDADE

Secretaria promove evento em MT para ampliar adesão ao projeto Autismo na Escola

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria estadual de Educação realizou, ontem, em Cuiabá, o evento “Chá: Conhecendo Habilidades Autistas”. O objetivo foi apresentar a importância do projeto Autismo na Escola, realizado por educadores nas unidades estaduais e municipais com crianças e jovens que possuem o Transtorno Espectro Autista (TEA).

Na ocasião, a Seduc entregou às primeiras-damas dos municípios kits da cartilha “Autismo: sonho de menino”. A cartilha nasceu dentro do projeto Autismo na Escola e conta experiências de vida do médico residente Eña Rezende, autista suporte 2. “Fico feliz em saber que todas as escolas públicas estão recebendo o material com uma experiência de vida real”, disse a mãe de Eña, Érica Rezende Barbieri.

“É necessário ter sempre alguém impulsionando a pessoa dentro do espectro autista. Muitos me criticavam. Outros, comentavam que ninguém iria se consultar com um médico autista. Minha mãe ignorou tudo isso e me incentivou a chegar onde eu quisesse. Hoje, ter a minha história em uma cartilha distribuída nas escolas é gratificante”, falou o Dr. Eña.

No ano passado, a Seduc já distribuiu 500 mil exemplares da cartilha nas redes de ensino, como suporte ao trabalho de formação continuada de professores que atuam com a educação especial. Uma ação que tem como madrinha, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. “É fundamental que as primeiras-damas se engajem nesse projeto para garantir que cada município dê voz aos autistas, seus familiares e amigos. Queremos promover uma discussão mais ampla sobre a educação e a rotina dos autistas, indo além das escolas. É um compromisso que toda a sociedade precisa abraçar, e estamos vendo isso acontecer aqui em Mato Grosso”, recomendou Virginia.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que a cartilha é de extrema importância tanto para os estudantes diagnosticados com TEA quanto para os colegas entenderem sobre o tema e trabalharem a inclusão. “Hoje, atendemos mais de 1,9 mil estudantes autistas na Rede Estadual e o grande objetivo do Chá: Conhecendo Habilidades Autistas foi promover o encontro com as primeiras-damas, prefeitos e prefeitas, além de secretários municipais para expandirmos ainda mais esse trabalho”, pontuou Alan, lembrando que em 2024 os investimentos do Estado na educação especial são superiores a R$ 25 milhões.

Também participaram do evento primeiras-damas de 16 municípios, quatro prefeitas, a senadora Margareth Buzetti, os vereadores Maysa Leão e Dilemario Alencar, o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, além de outros convidados.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador entrega 281 km de asfalto ligando Médio Norte ao Nortão

O governador Mauro Mendes irá entregar, neste sábado (15),...

Processo de inscrições de conjunto habitacional em Lucas do Rio Verde vão até julho

Após período de agendamento inscrições do habitacional “Águas do...

Fundo para receber doações para criação de parques é sancionado em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes sancionou a criação do Fundo...

Prefeito de Sinop e parlamentares prestigiam posse de Rosana no Senado

O prefeito Roberto Dorner (PL), a secretária Sheila Pedroso,...
PUBLICIDADE