Sessenta secretários municipais e mais 70 profissionais – assistentes sociais, psicólogos e trabalhadores da área – estiveram presentes na assembléia que reconduziu a secretária municipal de Ação e Promoção Social de Nova Mutum, primeira-dama Karla Lautenschlager, à presidência do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) para o biênio 2011/12. Também participaram da assembléia, a presidente da APDM, Alessandra Nicole, que é gestora de Santa Carmem, e do secretário estadual Adjunto de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior.
Karla aproveitou o encontro para reforçar aos presentes a importância da participação maciça no 13º Encontro Nacional de Gestores que acontece em Belém, Pará, no período de 18 a 20 de abril. "Esses encontros são de suma importância porque é neles que podemos ampliar as discussões e consolidar as estratégias de fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)", disse. A presidente aproveitou para lembrar que o Coegemas tem a função e compromisso de fomentar as discussões pertinentes à gestão do Suas.
O Encontro é uma iniciativa do Colegiado Nacional. De acordo com a diretoria executiva da entidade, a ideia é incentivar a formação do gestor municipal de assistência social para que no cumprimento de suas funções contribua decisivamente com a política de direitos de cidadania. "Embora tenhamos avançado muito na implantação de políticas públicas de qualidade na assistência social, ainda há um longo caminho a ser percorrido", frisa Karla.
Implantado há seis anos, o Suas foi gestado sob o princípio da descentralização. Por isso mesmo, nesse evento, os gestores querem obter respostas para uma série de questionamentos: Como consolidar o Suas?; Quais estratégias de luta podem ser adotadas para assegurar um sistema descentralizado com a respectiva garantia de recursos financeiros das três esferas de governo?; Quais instrumentos de democratização são, de fato, potencializadores da participação popular na gestão do Suas?; e O que cabe ao gestor local do Suas e como deve ser sua relação com os demais entes públicos?