Com 94,4% das urnas apuradas, o próximo governador do Rio Grande do Sul será definido apenas no segundo turno. José Ivo Sartori (PMDB) tem 40,64% dos votos enquanto o atual governador e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), aparece com 32,39%.
Segudo o Uol, Sartori foi beneficiado pelo amplo tempo no horário eleitoral gratuito e pela rivalidade entre Ana Amélia e Tarso. Parte da coligação O Novo Caminho para o Rio Grande, que reúne PMDB, PSD, PPS, PSB, PHS, PT do B, PSL e PSDC, ele contou com cinco minutos e dois segundos, contra os cinco minutos e nove segundos do petista e os três minutos e 48 segundos da senadora. Enquanto os dois trocavam farpas, o candidato aproveitou para apresentar suas propostas, focando em seu bom desempenho como prefeito de Caxias, segunda maior cidade do Estado.
O Rio Grande do Sul tem mais de 10 milhões de habitantes, taxa de analfabetismo de 4,24% (5º lugar entre os Estados brasileiros), 19,3 homicídios por cem mil (5º melhor índice). O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado é 0,746, numa escala que vai de 0 a 1 – quanto maior o valor, melhor o índice.