PUBLICIDADE

Sancionado projeto de ex-deputada de MT criando Dia Nacional de Conscientização da Fibrodisplasia

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Passa a fazer parte do calendário brasileiro o Dia Nacional de Conscientização da Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP), que será celebrado anualmente em 23 de abril. A medida está prevista na Lei 15.151, de 2025, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva esta semana. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta.

A nova lei tem origem em umprojeto da ex-senadora Amália Barros (MT), que faleceu em maio de 2024. A FOP é uma doença genética rara, caracterizada pela transformação de músculos e outros tecidos moles em osso. Em geral, os primeiros sintomas aparecem ainda na infância, antes dos cinco anos de idade.

condição provoca limitações severas de movimento e pode afetar regiões como pescoço, ombros e membros, além de prejudicar a respiração e a alimentação. Não há cura, mas medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de abordagens terapêuticas, podem ajudar no controle dos sintomas e na qualidade de vida.

A data escolhida faz referência ao dia em que foi publicado na revista científica Nature, em 2006, um artigo que descreve a alteração genética responsável pela doença. Pesquisadores brasileiros participaram do estudo. O projeto foi relatado no Senado pelo senador Jayme Campos (União (MT), que destacou a importância do diagnóstico precoce.

“Diante da gravidade e da raridade da FOP, o diagnóstico precoce se torna um elemento crucial, possivelmente já na sala de parto ou durante as primeiras consultas pediátricas, para mitigar os impactos da doença no desenvolvimento e na qualidade de vida da criança”, explicou ele no parecer.

A proposta foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em abril e, no fim de maio, recebeu parecer favorável no Plenário. Durante a votação, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, homenageou a autora do projeto. “Tive a honra de conhecer a deputada Amália, que tinha uma luta nessa agenda. Neste momento, fazemos uma homenagem a ela”, disse.

Essa é a segunda norma sancionada neste ano voltada à FOP. Em janeiro, foi publicada a Lei 15.094, que incluiu o teste para detecção da doença na triagem neonatal do SUS.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito solicita implantação de escola militar em Lucas do Rio Verde

O prefeito Miguel Vaz pediu ao secretário estadual de...

Concluído lançamento de vigas para obras de complexo viário no Mato Grosso

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou,...

Avança projeto de deputado de MT que condiciona desapropriação para reforma agrária

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural...
PUBLICIDADE