O Ibama entregou para o Departamento Nacional de Infraestrutra de Transporte – DNIT- a Licença de Instalação emitida para asfaltamento de 102, 3 quilômetros, a partir da divisa de Mato Grosso até a localidade de Salto Curuá, no Pará. Com esta licença são mais de 700 quilômetros de obras já autorizadas pelo Ibama para o trecho da BR-163 compreendido entre Guarantã do Norte e Miritituba/PA.
Esse é o último segmento que restava ser licenciado pelo Ibama. Para essas obras, foram exigidas do DNIT adequações aos programas de treinamento e capacitação de mão de obra, recuperação de áreas degradadas, proteção à fauna, educação ambiental, dentre outros, informa a assessoria.
O DNIT, conforme Só Notícias já informou, pretende concluir, até final de 2011, a pavimentação da rodovia até Santarém (PA), onde está o porto, extensão aproximada de mil km, viabilizando o transporte da safra agrícola e produção madeireira das regiões Norte e Médio Norte de Mato Grosso via Santarém possibilitando redução significativa no preço do frete e maior geração de renda para setor agrícola e madeireiro.