O prefeito Dilceu Rossato debateu com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) a construção de uma comunidade terapêutica para receber e tratar dependentes químicos junto ao grupo Resgate, o conselho de pastores da região. Uma área de 4 hectares já foi doada para ser construída a unidade. O secretário disse que a parceria poderá ser firmada, mas não foi mencionado prazo e valores de investimentos. “Isto fortalece para que nós possamos enfrentar a questão do consumo de drogas, que é um fator gerador de criminalidade, então nós temos que atuar não só na questão da custódia, da repressão do sistema de Segurança e Justiça, mas, principalmente aperfeiçoar as políticas públicas sociais de prevenção. Atuar marcadamente, maciçamente, para prevenir o fenômeno crime”, disse, através da assessoria.
Há poucas unidades de reabilitação na região Norte. Uma delas funciona em Sinop. É o Centro Ebenézer que tem, há alguns anos, desenvolvido trabalho de recuperação de dependentes químicos.
O prefeito e o secretário também trataram, nesta audiência, da construção de uma nova cadeia. A conversa foi antes da tentativa de fuga de 30 detentos, descoberta na segunda-feira, por agentes prisionais, que evitaram que os detentos escapassem. A estrutura de segurança da unidade é limitada. A área doada pela prefeitura fica próxima a BR-163 e a delegacia da Polícia Rodoviária Federal. A proposta é para o Governo do Estado dar contrapartida com a mão de obra, material de construção, além de buscar recursos para o financiamento das obras.