O diretório municipal do PMDB vai ignorar a resolução divulgada ontem pelo Diretório Regional do Partido e publicada hoje em A Tribuna, onde determina o cancelamento das eleições internas do partido que estão programadas para este sábado, dia 31 de outubro. Ontem, a presidente do partido em Rondonópolis, Terezinha Silva Souza divulgou nota confirmando as eleições para sábado e criticando o comando regional peemedebista. “O Diretório Municipal do PMDB vem a público comunicar que está mantida para o próximo sábado, dia 31, das 8h às 17h, a realização da convenção municipal que vai eleger o novo diretório municipal e diretórios das zonais 10ª, 45ª e 46ª”, diz a nota assinada pela presidente local do PMDB.
O documento critica a postura da direção regional do PMDB. “O Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB de Rondonópolis, considera a resolução 173, de 26 de outubro de 2009, emitida pelo Diretório Regional do PMDB-MT, como arbitrária, truculenta, ilegal e antidemocrática”.
Terezinha afirmou ontem que o diretório municipal pode, inclusive, entrar na Justiça para garantir a realização das eleições internas no sábado. “Acredito que não será preciso mas, caso não haver acordo, eu não vejo outra solução”.
A dirigente partidária garante que essa questão não tem qualquer relação com desentendimentos entre o prefeito Zé Carlos do Pátio e o deputado federal Carlos Bezerra. “Não é nada disso, o que ocorre é uma questão entre os dois diretórios, uma questão jurídica”
O vereador Manoel da Silva Neto, líder do partido na Câmara, admitiu ontem que a situação interna do PMDB é preocupante e demonstrou um pensamento diferente de Terezinha. “Eu vejo que há uma dicotomia de ideias entre o Bezerra e o Zé do Pátio”.
Na sua avaliação, as duas lideranças do partido no município não estão com um discurso único. “Isso nos deixa preocupados, pois corremos um risco de racha interno e ninguém quer isso. Um racha, neste momento, é ruim demais”, alerta o peemedebista.