quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Rondonópolis: biometria vai otimizar cadastro de eleitores

PUBLICIDADE

A relação entre o número de eleitores e a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um dos indicadores legais que norteiam a Justiça Eleitoral no Brasil nas decisões sobre a necessidade de revisões eleitorais. A revisão do eleitorado é necessária nas cidades onde o número de eleitores se aproxima muito do total de pessoas residentes na cidade, o que em tese, pode caracterizar alguma distorção no Cadastro de Eleitores. Este, por exemplo, é o caso de Rondonópolis, que começa a passar pela revisão do eleitorado com biometria nesta terça-feira, 2 de abril.

A mesma situação é registrada nos municípios de Serra Nova Dourada, Luciara, Araguaiana, Cocalinho, Indiavaí, Planalto da Serra, Campos de Júlio, Rosário Oeste, Nobres, Poconé, Pontes e Lacerda e Lucas do Rio Verde, que este ano também passarão por um procedimento de revisão do cadastro de eleitores concomitante com o cadastramento de informações biométricas dos cidadãos que tem direito ao voto.

Nos municípios citados o número de eleitores ultrapassou os 70% da população, chegando a 107,47%, por exemplo, no município de Serra Nova Dourada. O município registra, de acordo com o Censo de 2010, uma população de 1.365 habitantes, todavia o eleitorado é de 1.467. Em Lucas do Rio do Verde o índice é de 70,09% e Rondonópolis 70,90%.

Para Ailton Lopes, Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, nem sempre esses números refletem algum tipo de fraude. Em alguns casos, são ex-moradores que preferem manter a cidade como domicílio eleitoral em virtude de vínculos familiares ou patrimoniais.

Em Rondonópolis os trabalhos terão início no dia 2 de abril. Todos os eleitores devem comparecer, sob pena de ter o título eleitoral cancelado.

O atendimento se dará em dois locais: no centro da Cidade, na avenida Fernando Correa, onde estão instalados os cartórios da 10ª e 45ª zonas eleitorais; e na Vila Operaria, na avenida Filinto Muller. Em ambos, o horário de funcionamento será das 8 horas às 17 horas.

Os eleitores devem comparecer com um documento de identificação com foto e um comprovante que ateste a relação com o município onde pretende votar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE