Tomou posse, esta manhã, como juiz titular do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o magistrado Rodrigo Roberto Curvo. “A democracia vem do pensamento livre, é uma ciência de governança, uma prática que serve aos interesses do povo, garante a igualdade de todos perante a lei… Ela não pode estar associada a fraudes. A Justiça Eleitoral tem executado muito bem este papel de guardiã da democracia”, pontuou o magistrado em seu pronunciamento de posse.
Ele destacou ainda que a Justiça Eleitoral do Brasil é um exemplo mundial de respeito à vontade popular, e reforçou a confiança depositada pela população permitindo mobilizar milhões de pessoas no dia pleito. “Ela é a guardiã do maior cadastro atualizado de toda a América Latina”, observou o magistrado.
No âmbito pessoal, o novo juiz titular do TRE se emocionou ao agradecer seus familiares por aceitarem suas constantes ausências, necessárias para o bom desempenho de papel de magistrado, seja na Justiça Estadual, seja na Eleitoral. “Sempre foram compreensivos e me receberam com muito carinho. Obrigado!”
Representando os membros do tribunal, o corregedor do tribunal, desembargador Luiz Ferreira da Silva, destacou o brilhantismo, a competência e a dedicação do magistrado Rodrigo Curvo. “Homem reto e probo, dedicado à coisa pública, à família, aos estudos, e principalmente aos bons costumes, tenho certeza que esta Corte só tem a ganhar com a posse do Dr. Rodrigo Curvo, que a partir de agora muito nos honra tomando assento no lugar para o qual foi eleito pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso”.
O desembargador Luiz Ferreira também lembrou a missão que se inicia agora na vida do novo juiz-membro. “Tenho a certeza que o jovem e dedicado magistrado Dr. Rodrigo Curvo honrará, como sempre o fez, sua límpida toga no âmbito deste Tribunal. O objetivo dos membros desta Corte Eleitoral, como bem o sabe o ora empossado, é e será sempre proteger a base democrática, a soberania popular e a liberdade de voto. Para isso é que foi criada a Justiça Eleitoral, pois, como sempre dizem, a verdade eleitoral é a razão de ser da Justiça Eleitoral”.
Porém, antes do discurso de saudação proferido pelo desembargador Luiz Ferreira, a presidente da Corte, desembargadora Maria Helena Póvoas, enalteceu a postura, o caráter e a carreira construída pelo juiz Rodrigo Curvo. E prestou homenagem à avó do magistrado empossando. “As suas qualidades transcendem a toda e qualquer pontuação que os colegas lhe dirigem, porque Vossa Excelência tem luz própria, mas eu quero aqui fazer uma homenagem à dona Vera Randazzo, avó do doutor Rodrigo Curvo. Uma pessoa dedicada às letras, uma cidadã muito querida pela sociedade. E aliás, doutor Rodrigo, Mato Grosso deve a ela a organização do arquivo público estadual. Não poderia deixar de fazer esta referência a ela”.
Rodrigo Curvo assume a vaga após o fim do biênio do magistrado Agamenon Alcântara Moreno Júnior. A mesa da solenidade de posse contou com a presença, além dos membros do pleno, do presidente do Tribunal de justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha; do vice-presidente da Associação dos Magistrados, desembargador Rubens de Oliveira Santos; do secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso, Daniel Paulo Maia Teixeira, no ato representando o presidente da instituição; do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Eduardo Botelho; e da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos.