PUBLICIDADE

Rodízio se torna hábito na Assembleia Legislativa de MT

PUBLICIDADE

Entre idas e voltas, neste ano eleitoral, os suplentes conseguiram mais espaço na Assembleia Legislativa. Eles têm sido responsáveis, pelo menos no último mês, por garantir quórum durante as sessões.

Ceder a vaga para o suplente o deixa em visibilidade diante do eleitorado e, consequentemente, o estimula a entrar novamente na disputa eleitoral. O rodízio tem sido mais frequente com a proximidade de novos embates nas urnas. 

Praticamente, todos os deputados dependeram dos votos dos suplentes para se elegerem. Porém, para ceder a vaga há uma série de acordos de bastidores, inclusive, com relação às indicações de cargos comissionados nos gabinetes.

A maioria dos suplentes não tem o direito de fazer qualquer contratação e ficam com a equipe indicada pelo titular, durante a interinidade. A licença só é permitida a partir de 121 dias, mas os deputados voltam antes.

Dos 24 deputados, cinco deles estão de licença do Legislativo: Guilherme Maluf (PSDB), Ezequiel Fonseca (PP), Ondanir Bortolini (PR), Ademir Bruneto (PT) e Luciane Bezerra (PSB), conforme informações do site institucional da Assembleia Legislativa.

Em contrapartida, o deputado Adalto de Freitas, o Daltinho (SD), está desde o início do ano com mandato devido a um acordo entre deputados do PR, PMDB e PT para que ele possa exercer o cargo. O mesmo acontece com Neldo Weirich (PR).

Os suplentes Carlos Avalone (PSDB), Gilmar Fabris (DEM), Cândido Teles (PSB), Deucimar Silva (PP) e Márcio Pandolfi (PDT) passaram ou estão exercendo o cargo de titular.

Como são suplentes e sabem que vão ficar por pouco tempo no cargo, eles praticamente não perdem uma sessão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop terá centro de inovação tecnológica estimado em R$ 7 milhões

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, informou,...

Sinop: prefeitura empossa 128 servidores aprovados em concurso

A prefeitura de Sinop concedeu, oficialmente, ontem, posse a...
PUBLICIDADE