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Rodadas de negócios na FIT Pantanal em Mato Grosso prospectam R$ 27 milhões

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Só Notícias (foto: assessoria)

O empreendedorismo turístico mato-grossense alcançou mais um feito gigante para o setor, ao prospectar mais de R$ 27,5 milhões em negociações operadas nas duas rodadas de negócios (internacional e nacional), realizadas pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso). O objetivo é prospectar mercados e gerar negócios entre empresários do trade turístico local, com operadores nacionais e internacionais, para fortalecer e impulsionar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios.

As ações realizadas durante a ‘31ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal)’, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, apresentaram 86 produtos turísticos de todas as regiões do Estado. A rodada de negócios nacional contou com a presença de 25 operadores e atrativos turísticos de Mato Grosso e 15 compradores vindos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais, na quarta-feira (29.01). A gerente de Competitividade do Sebrae-MT, Denise Pimpim, considerou o encontro um sucesso tendo em vista o objetivo da instituição de ajudar os pequenos negócios a crescerem.

“Realizamos 195 negociações que totalizaram R$ 16 milhões. Isso significa que, em média, cada empresa prospectou cerca de R$ 727 mil em negócios e que estamos cumprindo nosso papel de divulgar os produtos turísticos e ajudar os pequenos negócios a aumentarem seu faturamento, permitindo que esses negócios possam receber turistas de Mato Grosso, do Brasil e do mundo”, analisou Pimpim.

Com um aumento de prospecção significativo de 33% em relação ao ano passado, no qual foi gerado uma previsão em torno de R$ 12 milhões em negociações, a gerente destaca o resultado de 2024 como oportunidade de continuar apoiando os pequenos negócios de Mato Grosso. “Acreditamos que 82% desses R$ 16 milhões em negócios prospectados são promissores e devem se concretizar. Cada ofertante conseguiu, em média, negociar com 12 compradores, o que representa 12 novos clientes potenciais entre operadoras e agências receptivas. Estamos muito satisfeitos, pois estamos cumprindo nossa missão de ajudar esses pequenos empresários na divulgação e comercialização desses produtos turísticos, que também impactam tantas outras atividades e melhoram a economia de suas comunidades e do nosso país”, completa.

Para Waldir Teles, guia turístico que graças ao incentivo do Sebrae Mato Grosso agora opera em sua própria agência de turismo, a Gale Tour, participa pela quarta vez da rodada de negócios e ressalta que descobriu um mercado aberto para novas e grandes possibilidades.

“A Rodada de Negócios é uma oportunidade de plantarmos sementes para colher ao longo do trabalho. Desde a minha primeira participação percebi o potencial de negócios e a cada rodada lanço novas sementes, colho os frutos e consolido meu negócio. Comecei como guia, e a consultoria do Sebrae me incentivou a organizar minha própria agência. Hoje, opero com pacotes completos: reservas de hotel, aluguel de carro, passagens aéreas, tudo. Posso oferecer um roteiro completo”, afirma Waldir

Uma das novidades lançadas nesta edição da FIT Pantanal 2024 foi o site ‘Turistando em Mato Grosso’, desenvolvido pelo Sebrae Mato Grosso, oferta 86 produtos turísticos criados com o apoio do Sebrae/MT, com diversas atividades e bons negócios como rotas, roteiros, experiências e atrativos que devem impactar centenas de pequenos negócios de mais de 30 municípios do estado.

Durante a FIT Pantanal, compradores internacionais também participaram da Rodada de Negócios do Sebrae/MT de forma online, nesta sexta-feira (31). Com 13 agências internacionais conectadas, dos Estados Unidos, Índia, França, Alemanha, Itália, Portugal, Chile e Peru, os consultores conheceram os produtos turísticos de quatro polos de Mato Grosso: Pantanal, Amazônia, Cerrado e Araguaia.

O Sebrae explica que na rodada de negócios internacional, ao todo foram realizadas 76 reuniões, com a estimativa de negócios em aproximadamente R$ 11,5 milhões, valores expressivos, que fortalecem a economia regional por meio do turismo sustentável. “Nosso grande objetivo é mostrar, não só para o Mato Grosso ou para o Brasil, mas para o mundo, as belezas que nosso estado oferece. Queremos atrair turistas internacionais para alavancar a economia local, tanto no turismo rural, ecoturismo, turismo étnico, quanto na economia criativa com nosso artesanato e gastronomia. Esse consumo impulsiona a economia do turismo, que integra mais de 50 atividades”, finalizou Denise.

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