O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), reafirmou hoje, ao retornor da Europa, onde acompanhou o governador Silval Barbosa (PMDB) para conhecer o modelo de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), “que este sistema de transporte é o melhor para Cuiabá e Várzea Grande”. O grupo utilizou o VLT e se reuniu com empresários do setor para pedir mais informações sobre o modelo.
Por seu microblog twitter, ele disse que diferente do que se propagou anteriormente, ficou comprovado que o VLT tem custo abaixo do anunciado, é ágil e capaz de destravar o caótico trânsito da capital. “Considerando o custo e o tempo de implantação, a eficiência, o preço da passagem, o menor número de desapropriações e a agilidade no funcionamento, não tenho dúvida que o VLT é o mais viável”, afirma, por meio da assessoria de imprensa.
De acordo com ele, uma vantagem deste sistema em relação ao Bus Rapid Trasint (BRT) é a acoplagem de novos vagões a medida que a demanda populacional aumente. Contudo, o parlamentar disse que o BRT pode ser muito útil se instalado, por exemplo, na avenida Miguel Sutil para transportar os passageiros até a estação do VLT, que deverá ser o sistema tronco passando pelo centro de Cuiabá.