PUBLICIDADE

Revendas de carros podem ter fiscalização mais rigorosa em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O deputado Emanuel Pinheiro (PR), apresentou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias e revendedoras de veículos usados informarem ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) sobre a operação de venda.   O objetivo é fiscalização das revendas. “Pela legislação vigente não existe um órgão especializado em fiscalizar esse tipo de comercio no Estado”, disse.

Ainda de acordo com o deputado Emanuel Pinheiro, a principal medida a ser adotada, neste caso, é manter o controle sobre a compra e a revenda, conservando em seu poder a escrituração de entrada e saída desses veículos.  

O projeto de lei, no artigo 3º, determina que os estabelecimentos onde se comercializam veículos são obrigados a possuir livros de registro de seu movimento de entrada e saída e de uso de placas de experiência, conforme modelos aprovados e rubricados pelos órgãos de trânsito. O controle dessas operações será efetuado em formulário próprio, a ser elaborado pelo Detran.  “A proposta visa com essa fiscalização coibir crimes contra o patrimônio, notadamente a venda de veículos automotores roubados ou furtados, prática esta diretamente relacionada ao mercado paralelo de compra e venda de origem não comprovada", afirma o deputado, enfatizando que o projeto de lei visa coibir a comercialização de veículos de procedência ilícita ou duvidosa. 

A fiscalização e a aplicação das penalidades previstas no projeto ficará a cargo do órgão estadual de trânsito. A falta de escrituração dos livros, o atraso, a fraude ao realizá-lo e a recusa de sua exibição serão punidas com a multa prevista para as infrações gravíssimas, independente das demais cominações legais cabíveis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE