A primeira reunião entre deputados estaduais e secretários de Estado deve ocorrer no dia 14 de março, no Palácio Paiaguás. A data foi confirmada ontem pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, Wilson Santos (PSDB). O tucano é autor da proposta de realizar encontros periódicos, visando aproximar os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.
A ideia consiste também em aparar arestas. São constantes as reclamações por parte de deputados, a respeito do tratamento dispensado à Casa de Leis por alguns membros do staff estadual. Entre reivindicações não atendidas, constam solicitações de informações. Um dos descontentes é o deputado Emanuel Pinheiro (PR), que critica veementemente o secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, pelo não repasse de dados referentes aos estudos sobre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
Wilson Santos também solicitou participação do governador Pedro Taques (PSDB) em reuniões com parlamentares. O tucano destaca a importância de ampliar o ambiente de debates e da busca de entendimento. “É natural que ocorram controvérsias e debates sobre os temas propostos na Casa, tanto por parte do governo, como de autoria dos deputados. Ocorre a necessidade de as ponderações deverem ser dadas no âmbito da democracia, que remete para o bom convívio, mesmo com posições contrárias. Essas reuniões deverão ajudar para a construção de propostas, que resultam no final, em avanços como o desenvolvimento de Mato Grosso. E isso em todas as áreas”, assinalou o líder.
As reuniões devem ocorrer de forma sistemática, a cada 60 dias. O tucano lembra a necessidade de nos encontros, serem “postos na mesa de discussão todos os assuntos”.