PUBLICIDADE

Prefeitos e secretário definem fechamento de UTIs Covid no Hospital Regional de Sorriso e retomada de cirurgias eletivas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza e Lucas Torres, de Sorriso (foto: assessoria)

Prefeitos e secretários municipais da região Norte se reuniram, hoje, com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, e definiram que os leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para pacientes Covid serão encerrados no Hospital Regional de Sorriso. A medida é justificada pela queda nos números da pandemia em Mato Grosso e visa o início dos procedimentos eletivos previstos no programa “MT Mais Cirurgias”. 

O secretário estadual de Saúde confirmou que, na próxima segunda-feira (23), vai entregar, ao lado do governador Mauro Mendes (DEM), a reforma e ampliação do Hospital Regional de Sorriso. Atualmente, a unidade conta com dois leitos de UTIs covid, ambos ocupados. A previsão é que os pacientes sejam remanejados para Sinop ou outros hospitais na região. A partir da inauguração, Sorriso contará com 10 leitos destinados a procedimentos eletivos e de urgência e emergência. 

“O governo do Estado vai entregar a primeira parte da ampliação e reforma do hospital. Tínhamos previsto, face à pandemia, implementar 20 novos leitos de UTIs covid, e 20 enfermarias. Mas conversamos com a região, com os 15 prefeitos e secretários, e decidimos que, pela baixa taxa de ocupação hoje no Estado e pela importância premente de iniciar as cirurgias eletivas, não vamos regular para covid. Não abriremos mais regulação para paciente covid no hospital de Sorriso até para potencializar a reforma do resto do hospital e iniciar o programa de cirurgias eletivas. E vamos concentrar os leitos de covid ainda no hospital regional de Sinop”, disse Gilberto. 

O secretário estimou que o Hospital Regional de Sorriso terá condições de executar cerca de 100 procedimentos eletivos por mês, de várias especialidades. “Já temos anunciado um projeto com mais de 25 mil cirurgias. Esse hospital tem condições de fazer no mínimo 100 cirurgias por mês. E para isso precisamos de leitos. Como temos hoje 29 leitos de UTI covid em Sinop e 17 estão vagos, não justifica a uma distância de 80 quilômetros a abertura de mais leitos”, complementou o secretário. 

Gilberto também explicou que, a partir da inauguração da nova ala, terá início a segunda fase de ampliação. “O hospital inteiro será reformado com a mesma qualidade das instalações que vamos inaugurar na segunda-feira. Desde o início, foi prevista a reforma completa e ampliação do hospital. A covid atrapalhou bastante e queremos avançar nisso. O interesse da região foi esse, não foi algo impositivo. Por isso vim aqui discutir e escutar. Em consenso decidimos que vamos habitar a área nova, remanejando os serviços da parte antiga, para que possamos acelerar a reforma dessa parte antiga, com vista a melhorar de forma substancial todos os serviços prestados”, concluiu o secretário. 

As obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Sorriso iniciaram em fevereiro do ano passado, com investimento total de R$ 8,4 milhões. Após a conclusão da segunda etapa, a unidade terá 20 leitos para atendimento de diversas especialidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE