Renan Calheiros acaba de ser eleito presidente do Senado. Ele obteve 49 votos e o catarinense Luiz Henrique teve 31. O alagoano estava presidindo o Senado e é reeleito para mais um mandato. Governista, Renan teve o apoio da presidente Dilma Rousseff (PT).
Os dois candidatos são do PMDB. Mas Luiz Henrique não é da ala governista e contou com apoio do PSDB, DEM e demais siglas oposicionistas.
"A disputa, agora, senador Luiz Henrique já é passado e vamos olhar para o futuro. Vamos trabalhar juntos pela independência do Senado", discursou. Renan prometeu se empenhar "pessoalmente pela reforma política".
O senador mato-grossense Blairo Maggi (PR), declarou voto em Renan. "O senador fez um grande trabalho no Senado. Reduziu custos e normalizou várias situações dentro da casa. Foi um bom presidente tanto na questão política quanto na administrativa. A candidatura do senador Luiz Henrique veio de última hora, e a maioria dos senadores já estavam comprometidos com a candidatura do Renan. A oposição não conseguiu conversar com todo mundo. Espero que o Renan, que acaba de ser eleito pela 4ª vez, continue fazendo um bom trabalho pelo Congresso Nacional”, disse Blairo.
(Atualizada às 19:52hs)