PUBLICIDADE

Relator na Assembleia apresenta minuta do projeto de zoneamento

PUBLICIDADE

O relator da Comissão Especial de Zoneamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Alexandre Cesar (PT), apresentou nesta quarta-feira (02/12) aos representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e Ministério Público (MPE) a Minuta do Substitutivo Integral aposto ao Projeto de Lei nº 273/08 – do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso (ZSEE/MT).

Os participantes puderam fazer considerações sobre a Minuta para aperfeiçoá-la. Na terça-feira ela foi apresentada para os deputados no Colégio de Líderes. “Depois de quatro meses de trabalho interno na Comissão, concluímos a Minuta que estamos submetendo a um processo de checagem antes de terminar o relatório”, disse o relator. Nesta quinta-feira (03) a Minuta será apresentada a partir das 14h em reunião aberta à sociedade civil no auditório Milton Figueiredo na AL/MT.

Conforme Cesar os deputados poderão apresentar emendas ao Substitutivo Integral. “Ainda não há nada fechado e definitivo, mas temos a intenção de apresentar o relatório final na próxima semana. Esse trabalho deve ser feito em conjunto e o Executivo tem participação nesse processo político interno”, afirmou.

A Minuta do Substitutivo Integral conta com três anexos sendo: Anexo I – Mapa; Anexo II – Diretrizes; Anexo III – Glossário com 201 verbetes para a padronização conceitual. O projeto original do governo continha 43 artigos, 20 parágrafos e 122 incisos. Já o Substitutivo possui 45 artigos, 20 parágrafos e 165 incisos.

“No trabalho de construção do Substitutivo com a sociedade muita coisa que tomou nosso tempo não é da competência do Zoneamento, mas tivemos que analisar as sugestões e destiná-las para os órgãos responsáveis. Na reunião realizada no colégio de líderes o presidente Riva e os colegas concordaram em colocar o Zoneamento como pauta prioritária no início de 2010, antes das eleições”, esclareceu.

No Substitutivo, o espaço geográfico estadual ficou subdividido em 03 categorias de uso, 118 zonas e subzonas contendo 70 terras indígenas, 106 unidades de conservação criadas, dois territórios de remanescentes de quilombo e 15 áreas indicativas para estudos visando à implantação de Unidades de Conservação, resultantes da execução do ZSEE, realizado pelo Governo do Estado.

A flexibilização da reserva legal para até 50% da propriedade visando à recomposição será permitida no Zoneamento com exceção de áreas como ecótonos ( de transição), de preservação permanente, locais de expressiva biodiversidade, corredores ecológicos, solos arenosos, entre outras.

O deputado estadual Alexandre Cesar também mostrou aos técnicos da Sema e Seplan como ficou o novo Mapa do Zoneamento do Estado, diferenciado com a redução de uma categoria de uso (a categoria 4). Das quatro categorias originais ficaram três em adaptação ao Macrozoneamento da Amazônia.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TRE valida plebiscito que autorizou criação de novo município no Nortão

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...
PUBLICIDADE