PUBLICIDADE

Relator do processo contra Pedro Henry pode deixar Conselho de Ética

PUBLICIDADE

O Líder do PT, deputado Henrique Fontana(RS) anunciou agora há pouco que indicará os deputados Paulo Pimenta (RS) e Neyde Aparecida (GO) para as duas das três vagas do partido no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. As vagas atualmente são ocupadas pelos deputados Chico Alencar (Psol-RJ) e Orlando Fantazzini (Psol-SP), que deixaram o partido em setembro deste ano.

Fantazzini é o relator do processo do deputado mato-grossense Pedro Henry (PP) acusado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) de suposto envolvimento no esquema de distribuição de dinheiro para deputados da base aliada, o chamado mensalão. O relatório final pedindo absolvição ou cassação de Henry deve sair até fevereiro.

Fontana comunicou a decisão do partido ao presidente do Conselho de Ética e à Secretaria-Geral da Mesa, mas ainda não há uma decisão oficial sobre a substituição.
O argumento, segundo o líder do PT, é o fato de o PT contar com mais de 80 deputados na Câmara e ter atualmente apenas uma vaga de titular no conselho – a deputada Angela Guadagnin (SP), enquanto o Psol, com uma bancada de apenas sete deputados, ocupa duas vagas. A diferença, na opinião de Fontana, fere o princípio da proporcionalidade partidária na divisão de cargos na Casa.
Ele nega, no entanto, que o pedido de substituição tenha sido motivado pelo desejo do partido de ter mais controle sobre os votos nos processo disciplinares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TRE valida plebiscito que autorizou criação de novo município no Nortão

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...
PUBLICIDADE