sexta-feira, 10/maio/2024
PUBLICIDADE

Reitor apresenta projeto da criação do câmpus da UFMT em Lucas do Rio Verde; área definida e primeiro curso inicia em 2023

PUBLICIDADE
Só Notícias/Altair Anderli, de Lucas do Rio Verde (fotos: Só Notícias - atualizada 11:15h)

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso Evandro Soares, entregou, há pouco, ao prefeito Miguel Vaz, a proposta de criação do câmpus  em Lucas do Rio Verde, elaborado por uma comissão formada pela UFMT e secretaria Municipal de Educação. A proposta contempla desde os cursos, quantidade de servidores e o orçamento necessário. A estimativa é de R$ 15 milhões na primeira etapa de obras. A área para construir o câmpus tem 25 hectares, no parque Emas, e foi doada pela família Ferrarin. A sede será construída por blocos.

O reitor destacou a luta, de diversos anos, para tornar a UFMT realidade. “Temos agora o desafio para buscar recursos e capacitar, professores, técnicos, fazer laboratórios, salas de aula” e “precisa fazer a pressão para os senadores e a bancada encaminhem essa demanda ao ministério da Educação e ministério da Economia para que, no ano que vem, a gente possa inaugurar o primeiro curso aqui em Lucas e iniciar nossas atividades”, declarou.

Inicialmente, as aulas devem ser dadas em uma escola municipal até a primeira etapa do câmpus ser construída e os cursos serão confirmados. Ano passado, foi feita pesquisa e Psicologia foi o curso de maior interesse do público geral com 36,5% das respostas, seguido de Medicina Veterinária (31,6%) e Engenharia Agronômica (23,3%).  Os cursos sugeridos pela população, que obtiveram o maior número de respostas de maneira espontânea foram Medicina, Direito e Enfermagem. Na pesquisa realizada com as entidades de setor e empresários, o curso de maior interesse pelos colaboradores foi Engenharia Agronômica com 46% das respostas, seguido de Engenharia de Agronegócios (40,3%) e Medicina Veterinária (35,6%).

O prefeito Miguel Vaz avalia que, “com o documento em mãos e o apoio da nossa bancada federal, iremos buscar a autorização do ministério da Educação para a implantação do campus e os recursos necessários para o início dos trabalhos”. “É um momento muito importante dentro de toda a caminhada, que começou lá em 2011, em busca da implantação do campus da universidade no nosso município”, declarou.

O vice-prefeito Marcio Pandolfi disse que é um momento memorável para Lucas do Rio Verde e que o câmpus atenderá também pessoas das cidades da região.

O presidente da câmara, Daltro Figur, secretários, lideranças empresariais também participaram da solenidade.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Concessionária espera ministério decidir contrato e propõe duplicar 163 de Sinop a divisa com Pará

Lideranças políticas e empresariais em Mato Grosso debateram, hoje,...

Mauro e dirigentes de multinacionais debatem ampliação da irrigação em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes discutiu, esta tarde, soluções sobre...

Conselheiro do TCE acata recurso da prefeitura de Cuiabá contra reprovação de contas

O conselheiro-relator das contas da prefeitura de Cuiabá, Valter...
PUBLICIDADE