Política

Regularização de título, alistamento e transferência podem ser feitas até maio em Mato Grosso, diz TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso confirmou, esta manhã, que os eleitores podem regularizar o título, solicitar transferência de endereço ou tirar a primeira via do documento até o dia 4 de maio. A data corresponde a 151 dias antes do pleito deste ano, é estipulada para que a Justiça Eleitoral consiga organizar as eleições.

Qualquer uma destas solicitações pode ser feita pelo sistema TítuloNet. Conforme a assessoria do TER, é necessário preencher o requerimento online e aguardar o retorno da Justiça Eleitoral. O atendimento virtual é orientado pelo Tribunal Regional Eleitoral  com objetivo de evitar aglomerações nos Cartórios Eleitorais, como medida de prevenção à Covid.

Atualmente, cerca de 2,2 milhões de mato-grossenses estão em situação regular e poderão votar nas eleições presidente  República, senador, deputado federal, deputado estadual, governador e vice-governador, no dia 2 de outubro. Em contrapartida, 371.676 eleitores estão com os títulos cancelados por motivos que podem ser regularizados até a data final de 04 de maio. Deste total, 101.503 cancelamentos são decorrentes de ausência às urnas nos três últimos pleitos, e 270.173 por não comparecimento à revisão do eleitorado (isto é, não fizeram a biometria).

A coleta biométrica continua suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral, em função da pandemia de Covid, mas isso não impede a regularização da situação.

 

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)