PUBLICIDADE

Região do Pedra 90 é a primeira a receber água do novo sistema da ETA Tijucal

PUBLICIDADE

A região do bairro Pedra 90 está sendo abastecida pelo novo sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal. A obra, inaugurada ontem, está com uma a linha de adutora pronta ligando a ETA ao reservatório do bairro Nova Esperança, que, posteriormente, bombeia a água para o reservatório do Pedra 90, abastecendo os bairros da região.

Conforme o prefeito Wilson Santos, a partir de hoje 50 mil pessoas já receberão água produzida pela nova ETA Tijucal. “O coração da obra é a ETA Tijucal, que já está 100% pronta e hoje os moradores dos bairros Pedra 90, Osmar Cabral, Fortaleza, Vila Nova, Novo Milênio, Liberdade, São João Del Rey e o Nova Esperança passam a receber água do novo sistema, além do bairro Boa Esperança, que passa a ter um fluxo melhor”.

Santos ressalta, que a ETA Tijucal já funciona com 500 litros por segundo e a partir de hoje vai tratar mais 500 litros por segundo, ou seja, 30 mil litros por minuto. “Vamos desativar mais de 75 poços artesianos, o que vai gerar economia porque esse sistema é uma unidade autônoma que consome energia, que tem guarda e que são permanentemente roubados e saqueados. Tudo isso virá a baixo e entrará uma rede convencional e padrão”.

O gerente do setor de Obras e Fiscalização da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), engenheiro Álvaro Gonçalves, explica que o problema no abastecimento de água do Pedra 90 se dava devido a vazão insuficiente que não permitia atender todo o bairro. “A partir de hoje vai existir o bombeamento com linha direto para o Pedra 90, o que não acontecia até então”, informa o engenheiro, acrescentando que dentro de 48 horas a população da região do Pedra 90 vai sentir a melhoria do nível do abastecimento, que receberá água 24 horas ininterrupta.

A obra toda inclui extensão de rede, decantadores, motores, floculador, captadores, casa de química, reservatórios, adutoras e subadutoras, o que teve um custo total de R$ 42 milhões. “Cuiabá ganha hoje a solução definitiva do problema de captação, tratamento, reservação e distribuição de água Segundo o gestor cuiabano”, observa Wilson Santos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo de Mato Grosso alterando cadastro de pedófilos

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram por unanimidade,...

Lula volta a Mato Grosso esta semana para lançar programa e entregar maquinários

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Deputada de Mato Grosso protocola pedido de CPI mista para investigar fraudes no INSS

Foi protocolado nesta segunda-feira o pedido para a instalação...

TCE detecta falhas em 81% dos municípios mato-grossenses na prevenção a desastres naturais

Considerando que 81% dos municípios não adotam medidas eficazes...
PUBLICIDADE