sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Reforma ministerial deve ser concluída hoje e Machado deve ficar no Planejamento

PUBLICIDADE

Depois de quase um mês de negociações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá concluir hoje a reforma ministerial. Maior incógnita até o momento, o Ministério da Previdência passará a ser comandado pelo ex-ministro e atual secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Nelson Machado.

O novo ministro da Previdência, Nelson Machado
Ele será o substituto do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que foi demitido por Lula, segundo confirmou hoje a própria assessoria da Previdência. Jucá retomará seu mandato no Senado.

A posse de Nelson Machado está marcada para as 16h30 no Palácio do Planalto, e a transmissão do cargo para as 17h30 no auditório do ministério. Também tomará posse hoje o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, no lugar de Eduardo Campos (PSB-PE), que voltará à Câmara dos Deputados. Márcio Fortes irá assumir hoje o Ministério das Cidades, em substituição a Olívio Dutra (PT-RS), dispensado pelo presidente na terça-feira.

Paulista, de José Bonifácio, Nelson Machado é formado em Direito pela Universidade de Brasília, mestre em Administração Orçamentária e Financeira pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP.

Machado foi agente fiscal do Estado de São Paulo, professor de contabilidade na Universidade Federal de São Carlos e chefe de gabinete da Secretaria de Finanças na Prefeitura Municipal de São Paulo entre 1991 e 1992, na administração da ex-petista Luiza Erundina.

Ele também foi coordenador do Programa de Modernização do Controle Interno e Administração Financeira entre 1995 e 2002, nas administrações dos tucanos Mário Covas e Geraldo Alckmin. Machado também dirigiu a Escola Fazendária do Estado de São Paulo.

No governo Lula, ele assumiu a Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento a convite do ex-ministro e hoje presidente do BNDES, Guido Mantega, com quem trabalhou na prefeitura de São Paulo na administração Erundina.

Machado também ocupou o cargo de ministro do Planejamento entre a saída de Mantega para comandar o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em novembro de 2004 e a nomeação de Paulo Bernardo (PT-PR) em março deste ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito autoriza início de obras de praça em Matupá; R$ 1,9 milhão

O prefeito Bruno Mena anunciou hoje o início das...

Matupá investirá R$ 2 milhões em equipamentos a unidades públicas

A prefeitura vai licitar, dia 13 do próximo mês,...

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...
PUBLICIDADE