O projeto que concede reajuste salarial de 5,05% aos servidores públicos municipais de Sorriso será votado hoje de manhã, pela Câmara Municipal. A sessão é a última sessão ordinária do período. Depois dessa seção, que começa às 07:00h, o legislativo entra em recesso e só volta daqui 30 dias ou extraordinariamente.
O projeto, que foi o motivo da suspensão da sessão na última segunda-feira, foi discutido ontem, na Câmara Municipal, pelo prefeito Dilceu Rossato, vereadores e o presidente da Associação dos Servidores Municipais, Irto Arenhardt. Os servidores reivindicavam 6% de aumento, sendo 3% agora e 3% em novembro, mas o prefeito explicou que o Executivo se encontra em um momento difícil.
Segundo o líder do prefeito na Câmara, vereador Chagas Abrantes, o prefeito expôs os números da arrecadação de ICMS do último mês, que teve uma queda de 25%. A partir de julho, o município deixa de contar com impostos como IPTU e IPVA, que são todos pagos quase que totalmente no primeiro semestre.
Com isso, o Executivo chegou a um entendimento com os servidores e também com alguns vereadores que queriam apresentam duas emendas modificativas, alterando o percentual do aumento. “Ficou entendido que isso seria inconstitucional, porque o legislativo não pode alterar, aumentar os salários de funcionários do Executivo”, disse o vereador Chagas.
O projeto deverá ser votado hoje, sem as emendas, na forma como foi apresentado: 2,5% na folha de junho e o restante na folha de outubro.