sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Queda na arrecadação em Sorriso não compromete metas, diz Rossato

PUBLICIDADE

O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato,(PPS) disse que sua administração está conseguindo atingir as metas previstas para o primeiro ano de governo, apesar da queda significativa na arrecadação do município, com a situação da agricultura em Mato Grosso. “Passamos por uma situação atípica e não está sendo fácil, pois a nossa economia é basicamente norteada pelo setor agrícola, mas estamos conseguindo cumprir nossos objetivos”, informou ao Só Notícias, analisando o primeiro semestre de seu governo.

A queda na arrecadação foi de aproximadamente 13%, o que significa cerca de R$500 mil a menos na receita do município nos últimos meses. Diante disso, o prefeito determinou algumas medidas cautelares como suspensão das compras que podem ser adiadas, por um certo período, para não haver atrasos aos fornecedores. “Mas nada que atrase ou prejudique as obras já em andamento. Apenas adiando o que pode ser adiado”, explicou um secretário municipal.

Rossato decretou, inclusive, situação de emergência no município. Segundo ele, a instabilidade dos preços dos produtos agrícolas têm agregado prejuízos significativos ao produtor rural, particularmente nas últimas duas safras, dificultando a viabilização dos negócios no setor, “o que complica ainda mais se levarmos em consideração a inexistência de uma política agrícola para o setor que gera a instabilidade, com efeitos negativos nos demais setores da economia”.

Rossato ressalta que, “em persistindo a atual situação da economia agrícola, os efeitos na área social e econômica do município serão ainda piores, podendo alcançar forte turbulência social”. A equipe econômica está concluindo a elaboração do PPA (Projeto Plurianual) que vai nortear a administração pelos próximos 4 anos. Foram realizadas 5 audiências públicas, duas delas no interior do município. “Faz parte do nosso compromisso de transparência nas ações do poder público”, explicou o prefeito.

Segundo ele, a participação da população nas audiências, através dos representantes de classes, foi excelente. “Colhemos as opiniões populares e juntamente com a Câmara Municipal e nosso secretariado, vamos estar analisando e vendo o que é possível implantar”, explicou.

O objetivo das audiências era obter, através de discussões, um aprofundamento sobre as ações do PPA. Busca um melhor desempenho da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária anual ao fazer uma projeção de obras e serviços de acordo com a demanda da sociedade, compatibilizando sempre com uma projeção real das receitas com as despesas.

O ante-projeto do PPA será apresentado em uma audiência final com a participação efetiva da população, podendo sofrer modificações para seu aperfeiçoamento, no dia 14 de julho, na Câmara Municipal.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...
PUBLICIDADE