Pouco mais de quatro mil pessoas procuraram a Justiça Eleitoral durante o plantão de final de semana em todo o Estado, apesar do plantão mantido pelos 60 cartórios eleitorais de Mato Grosso. O número é baixo ao se considerar os atendimentos realizados no último dia de atendimento, quando o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. Para ter uma ideia, no último dia de atendimento aos eleitores no ano eleitoral de 2008, mais de 6 mil pessoas foram atendidas apenas na Casa da Democracia, em Cuiabá.
A população da cidade de Sinop continua dando exemplo e se adiantando às enormes filas que devem ser formar, em todo o Estado, nesta terça e quarta-feira, dois últimos dias de atendimento. Na cidade localizada na região norte de Mato Grosso, 447 eleitores buscaram a regularização ou emissão do título, no sábado e domingo.
Em Cuiabá, cujo eleitorado é três vezes superior ao de Sinop, apenas 505 pessoas buscaram os postos de atendimento. Em Várzea Grande e Rondonópolis, o número de atendimento foi de 239 e 249 respectivamente. Com a proximidade da data de encerramento, os servidores dos cartórios estão se preparando, mais uma vez, para atender os eleitores nos últimos dias do fechamento do cadastro.
Nem todos os eleitores tem a obrigatoriedade de procurar a Justiça Eleitoral neste momento. Só devem procurar os serviços os eleitores que pretendem alterar o endereço de votação, emitir um novo título ou regularizar um título já cancelado.
As atividades de emissão de segunda via e de regularização do título para quem deixou de votar em até, no máximo, duas eleições, poderão ser requeridas a qualquer tempo, após o dia 9 de maio.
Nesta última semana, o horário de atendimento continua ampliado em todos os postos de atendimento, possibilitando que o eleitor possa ser atendido das 9 às 18 horas.
O fechamento do cadastro é estabelecido pela legislação eleitoral, a 150 dias da data da eleição, e tem o objetivo de consolidar as informações sobre o eleitorado que estará apto a votar. Neste ano, o fechamento do cadastro eleitoral acontece no dia 9 de maio.


