Pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que, em todo o país, 106 municípios terão apenas uma opção de candidato na disputa para a prefeitura. Em Mato Grosso, quatro municípios viverão esta situação, segundo dados coletados, ontem à tarde, por Só Notícias, no sistema DivulgaCand2012, do TSE. Os municípios são Nova Marilândia, Ribeirãozinho, Tesouro e União do Sul.
Nestas quatro cidades mato-grossenses apenas um candidato a prefeito aparece como candidato, segundo o sistema. Não há informações se este tipo de situação pode mudar ou não com o ingresso de um outro candidato, já que o prazo para registro de candidaturas (mesmo da forma individual) já se esgotou, segundo a legislação eleitoral.
Nova Marilândia, o sistema do TSE aponta apenas a candidatura de Wener Klesley dos Santos (PR), pela coligação “União Por Nova Marilândia”. Em Ribeirãozinho, Aparecido Marques Moreira, o “Professor Marcos” (PSD), é o único registrado pela coligação “Unidos por Ribeiraozinho”. Em Tesouro, o DivulgaCand2012 aponta apenas a candidatura de Ilton Ferreira Barbosa, o “professor Ilton” (PSD), pela coligação “Unidos Continuaremos a Construir um Tesouro Melhor”. E em União do Sul, apenas o nome de Ildo Ribeiro de Medeiros (PMDB), pela coligação “Unidos para o Progresso”.
A situação é, no mínimo, curiosa. Pela legislação, nas cidades com apenas um candidato na disputa, para sair vitorioso, o candidato precisará de apenas de um único voto. A legislação estabelece que, para ser eleito, o candidato precisa ter metade mais um dos votos válidos. E os votos nulos e em branco não são considerados válidos.
Isso quer dizer que, se o candidato obtiver o único voto válido do pleito, esse voto não pode ser dividido pela metade. Assim, ele terá recebido “todos” os votos válidos. No caso de municípios com mais de 200 mil habitantes, em que há possibilidade de segundo turno, se houver apenas um candidato e ele receber um voto, terá vencido o primeiro turno e irá para o segundo com a necessidade de receber um voto válido para ser eleito. Esta regra não se encaixaria para estes municípios mato-grossenses, já que apenas Cuiabá tem número de eleitores suficiente para um segundo turno.
Segundo dados do TSE, estes 106 candidatos únicos correspondem a 1,9% dos 5.568 municípios em que haverá eleição neste ano. A votação está marcada para o dia 7 de outubro.