O Juízo Eleitoral do município contará, na eleição de outubro próximo, com seu quadro de mesários formado por 100% de voluntários. Esse será o terceiro pleito eleitoral consecutivo em que a adesão atinge a integralidade. Ao todo, 650 cidadãos se cadastraram como voluntários, número que supera o necessário, que é de 572 mesários. Os demais comporão o cadastro reserva.
A 21ª zona eleitoral que atende os municípios de Lucas do Rio Verde, Tapurah e Itanhangá, realiza a campanha Mesário Voluntário desde 2006, quando conseguiu em média 30% de adesão. Esse percentual aumentou para 80% em 2008 e atingiu 100% em 2010 e vem se mantendo desde então.
A chefe de cartório, Marcela Ramalho Teixeira Muniz, ressalta que além da campanha, buscou-se parceiros na captação de voluntários, entre eles, uma faculdade particular por meio do qual os universitários se inscrevem como mesários e após o treinamento, palestra e atividade prática recebem certificado de horas de atividades complementares. “Essa parceria tem sido muito importante para a Justiça Eleitoral, pois é possível oferecer um bom atendimento aos eleitores no dia da eleição, com pessoas qualificadas para o exercício desta importante função”.
Marcela destaca ainda que além dos estudantes universitários, os servidores públicos e empregados da iniciativa privada também estão aderindo à campanha, representando pelo menos 50% dos voluntários. “O sucesso da campanha na 21ª zona eleitoral decorre do esforço conjunto empreendido pelos juízes eleitorais e servidores do Cartório Eleitoral, somado com o apoio da faculdade, dos órgãos públicos e iniciativa privada que não têm oferecido resistência em conceder os direitos dos cidadãos, da imprensa que busca divulgar a campanha e principalmente dos cidadãos dos municípios de Tapurah, Itanhangá e Lucas do Rio Verde, que têm se mostrado conscientes”.
Os municípios de Lucas do Rio Verde, Tapurah e Itanhangá totalizam 44.837 eleitores e 24 locais de votação.