PUBLICIDADE

Publicado índice da divisão das verbas do Fethab; prefeitos têm 30 dias para recorrer

PUBLICIDADE

O Índice de Participação dos Municípios no Fethab – IPMF, que será aplicado este ano, foi publicado no Diário Oficial do Estado e será usado para a distribuição dos recursos do fundo para os municípios. Os prefeitos têm prazo de 30 dias para apresentar recurso, caso julguem necessário. Se houver contestação, haverá mais 30 dias para análise dos dados pela Comissão Especial criada pela Associação Mato-grossense dos Municípios para levantar os dados.

Para compor o índice, a AMM solicitou às prefeituras o envio dos mapas das estradas municipais e estaduais não pavimentadas, georreferenciadas e acompanhadas de Anotação de Responsabilidade Técnica. O presidente da associação, Neurilan Fraga, disse que os critérios para a composição do IPMF foram rigorosamente analisados antes da publicação. “Foram meses de trabalho para chegar à definição dos índices. Para isso criamos uma comissão, que orientou os municípios e levantou os dados de forma transparente e com critérios técnicos”, explicou, através da assessoria.

A cada ano, a associação atualizará o IPMF de cada município com base nos critérios estabelecidos, com seus respectivos pesos para cada cidade, sendo: 5% para o recolhimento do Fethab em cada município, com relação ao recolhimento total do Estado; 5% para a população de cada município, com relação ao total da população do Estado; 30% de acordo com a quilometragem de estradas municipais de cada município com relação ao total do Estado; 30% de acordo com a quilometragem de estradas estaduais de cada município com relação ao total do Estado; 30% de acordo com o IDH de cada município, com a seguinte distribuição: 0,1 para os municípios com IDHM maior ou igual à média do Brasil; 0,15 para os municípios com IDHM maior ou igual à média de Mato Grosso e menor que a média brasileira; e 0,232 para os municípios com IDHM menor que a média de Mato Grosso.

Os municípios começaram a receber os recursos do Fethab em 2015, quando foram repassados R$ 228,4 milhões. As prefeituras fizeram várias obras de infraestrutura com os recursos. Recuperação de estradas, bueiros, pontes, além da aquisição de peças para restauração de maquinários foram alguns dos principais investimentos.

As obras também asseguram o fortalecimento da economia local, além de atender necessidades básicas da população, como melhores condições para o transporte escolar e acesso a outras localidades.
 

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE