PUBLICIDADE

PT formaliza convite para filiação de Julier e costura aliança de centro-esquerda para Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Só Notícias/arquivo)

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) confirmou que fez o convite ao ex-juiz federal Julier Sebastião para se filiar ao Partido dos Trabalhadores e que comece a ajudar na construção de uma candidatura de centro-esquerda para disputar a prefeitura de Cuiabá no ano que vem. Atualmente, o ex-magistrado está filiado ao PDT e não tem demonstrado muita satisfação com os rumos da sigla, que em nível estadual compõe a base do governador Mauro Mendes (DEM). Julier prometeu dar uma resposta até o final de novembro.

Lúdio explicou que esta semana deve realizar uma reunião pluripartidária para começar a discutir uma candidatura em Cuiabá para rivalizar com a do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e do governador Mauro Mendes. A intenção é unir partidos de esquerda, como o PT, o PCdoB, da professora Maria Lúcia, e o PSOL, do Procurador Mauro, junto com partidos de centro-esquerda, a exemplo do PROS, de Gisela Simona (que teve votos para se eleger deputada federal, mas que ficou fora pela legenda e que se fortaleceu na capital), do PDT, que ainda deve contar com o maestro Fabrício Carvalho, e do PSB.

Apesar das dificuldades em reunir todas as ideologias e partidos, Lúdio acredita que é necessário dar o primeiro passo, que é encontrar pontos convergentes em relação aos projetos para Cuiabá e, posteriormente, tratar de nomes para composição da chapa.

“Há contradição no grupo dos partidos, mas nós temos que nos esforçar para construir estas alternativas. Eu entendo que o PT, PCdoB, PDT, o PROS, o PSB e até o PSOL são partidos com condições de abrir um diálogo, primeiro para discutir os problemas de Cuiabá e, ao debater os problemas da cidade, tenho certeza de que nós encontraremos sintonia de pensamento”, afirmou.

O parlamentar explicou que o convite a Julier se deve pela qualificação pessoal e, embora defenda-o como nome do partido, o ex-juiz não chega com a imposição de ser candidato, o que, na opinião de Lúdio, poderia ocorrer mesmo pelo PDT e com apoio do PT.

“Estando no PT, por ser um quadro qualificadíssimo, se coloca como uma alternativa no diálogo que nós pretendemos construir em Cuiabá com partidos de esquerda e centro-esquerda para apresentar um programa e uma candidatura alternativa às candidaturas que, muito provavelmente, virão do bloco que governa Cuiabá e do bloco que governa o Estado”, pontuou Lúdio.

Julier, que já integrou o PT, prometeu tomar uma decisão ainda em novembro. Em sintonia com Lúdio, evitou em falar em candidatura e, pelo menos no discurso, priorizou a construção de uma aliança por Cuiabá.

“Estou discutindo com o [meu] grupo político, porque isso não é uma decisão que se toma sozinho e nem da noite para o dia, mas tendo como prioridade fundamental a atenção à população cuiabana como foco principal deste projeto e, fundamentalmente, da construção desta aliança política e desta candidatura para a prefeitura de Cuiabá”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE