PUBLICIDADE

PT assume Educação, mas nome do secretário depende de negociações

PUBLICIDADE

Em princípio já está acertado que o PT vai assumir a Secretaria de Educação, porém, o nome a ser confirmado depende das negociações em curso mantidas em Brasília a respeito dos cargos de segundo escalão que serão ocupados na gestão da presidente Dilma Rousseff. O deputado federal Carlos Abicalil, que estará sem mandato a partir de 2011, é um dos nomes cotados, mas o Estado ainda insiste em inseri-lo em alguma ocupação no governo federal. O nome mais provável seria de Alexandre César.

"Estamos nos articulando até o último momento para que Abicalil permaneça em Brasília lutando pelos interesses de Mato Grosso. É um nome respeitado que favorecerá muito o Estado", revelou Silval. O petista é sondado para assumir o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou algum cargo no Ministério das Relações Institucionais.

O desembargador aposentado Paulo Lessa é cotado para assumir a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, cargo considerado técnico e sem influência política. Por outro lado, o PP alimenta a esperança de responder pelas pastas de Esportes e Lazer e Ciência e Tecnologia. O deputado estadual José Domingos Fraga tem a simpatia da cúpula do Palácio Paiaguás para ser nomeado secretário de Desenvolvimento Rural numa estratégia que é atrair o DEM para eliminar qualquer possibilidade de oposição na Assembleia Legislativa. Embora tenha pertencido à base aliada do governo Blairo Maggi (PR), na eleição de outubro o DEM seguiu a orientação nacional e aliou-se ao PSDB para apoiar a candidatura do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, ao governo do Estado. A pasta de Pavimentação Urbana, que vai ter as mesmas atribuições da extinta Secretaria de Infraestrutura, deve pertencer a Nilton de Brito, que é ligado a Luiz Antônio Pagot.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-governador de Mato Grosso diz que aliados levaram “nocaute” com prisão de Bolsonaro

Presidente de honra do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em...

Lançada licitação para construir túnel em rodovia entre Cuiabá e Chapada; R$ 54 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...

Governo de MT paga servidores e injeta mais de R$ 800 milhões na economia

Os servidores públicos do governo de Mato Grosso recebem...

Secretária e prefeito inauguram unidade regional da SEMA em Sinop

Foi inaugurada, ontem, sede da unidade desconcentrada da secretaria...
PUBLICIDADE