segunda-feira, 17/junho/2024
PUBLICIDADE

PT acha que decisão do TSE sinaliza para registro a Barranco que pode ‘tirar’ Taborelli ou Silvano da Assembleia

PUBLICIDADE

O presidente estadual do PT, William Sampaio, está confiante na mudança do quadro de eleitos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, favorável à sigla. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de votar em plenário o recurso do candidato a deputado estadual, Valdir Barranco, segundo ele, sinaliza a concessão do registro, negada pelo Tribunal Regional Eleitoral. O postulante concorreu sub-judice e teve 19,1 mil votos (congelados) que somados aos 15,2 mil do também petista Altir Peruzzo, podem alterar o coeficiente eleitoral.

Sampaio explicou, ao Só Notícias, que o pleno vai se convencer de terem sido reprovadas de forma questionável as contas de Barranco, de 2007, pela câmara, quando era prefeito de Nova Bandeirantes, fato que o enquadrou na Lei Ficha Limpa, resultando na não concessão do registro pelo TRE. “A forma como se deu a votação foi questionável, alguns vereadores tentaram extorquir e como não pagou, votaram pela reprovação. Isso inclusive deu repercussão nacional […]. Ele denunciou ao Ministério Público e armou o flagrante do pagamento”, destacou Willian, ao também falar em parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado.

A reversão da reprovação das contas seria o principal trunfo do Barranco no TSE, para concessão do registro, contudo, recentemente ele teve recurso negado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Foi apontada a impossibilidade de julgamento pela anexação de apenas parte da decisão de primeira instância. “[…] cópia da decisão agravada é peça obrigatória e deve necessariamente formar o instrumento, até porque somente por meio dela o julgador tem condições de conhecer, estreme de dúvidas, o que efetivamente restou fundamentado e decidido pelo juiz a quo”, consta.

Na terça-feira (11), o TSE acatou recurso e deferiu o registro do candidato a deputado estadual de Altir e com isso, Sampaio confirmou que o partido conquistou a primeira suplência da coligação Amor à Nossa Gente. Mas caso os votos de Barranco sejam contabilizados, o TSE vai fazer a recontagem do coeficiente eleitoral e com isso, ele pode assumir como eleito. Já o ex-secretário de governo em Sinop, Silvano Amaral (PMDB) ou o Coronel Taborelli (PV) podem perder as vagas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador e prefeito anunciam 1,9 mil apartamentos e casas em Nova Mutum

O governador Mauro Mendes anunciou, há pouco. em audiência...

Sorriso: assinado convênio para asfaltar estrada que liga duas rodovias estaduais

O prefeito Ari Lafin assinou, esta manhã, convênio para...

Matupá terá nova praça com investimento de quase R$ 2 milhões

O prefeito de Matupá (200 quilômetros de Sinop), Bruno...

CPI ouve nesta 2ª depoimentos sobre invasões de terras no Nortão

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Invasões, da...
PUBLICIDADE