PUBLICIDADE

PT acha que decisão do TSE sinaliza para registro a Barranco que pode ‘tirar’ Taborelli ou Silvano da Assembleia

PUBLICIDADE

O presidente estadual do PT, William Sampaio, está confiante na mudança do quadro de eleitos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, favorável à sigla. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de votar em plenário o recurso do candidato a deputado estadual, Valdir Barranco, segundo ele, sinaliza a concessão do registro, negada pelo Tribunal Regional Eleitoral. O postulante concorreu sub-judice e teve 19,1 mil votos (congelados) que somados aos 15,2 mil do também petista Altir Peruzzo, podem alterar o coeficiente eleitoral.

Sampaio explicou, ao Só Notícias, que o pleno vai se convencer de terem sido reprovadas de forma questionável as contas de Barranco, de 2007, pela câmara, quando era prefeito de Nova Bandeirantes, fato que o enquadrou na Lei Ficha Limpa, resultando na não concessão do registro pelo TRE. “A forma como se deu a votação foi questionável, alguns vereadores tentaram extorquir e como não pagou, votaram pela reprovação. Isso inclusive deu repercussão nacional […]. Ele denunciou ao Ministério Público e armou o flagrante do pagamento”, destacou Willian, ao também falar em parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado.

A reversão da reprovação das contas seria o principal trunfo do Barranco no TSE, para concessão do registro, contudo, recentemente ele teve recurso negado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Foi apontada a impossibilidade de julgamento pela anexação de apenas parte da decisão de primeira instância. “[…] cópia da decisão agravada é peça obrigatória e deve necessariamente formar o instrumento, até porque somente por meio dela o julgador tem condições de conhecer, estreme de dúvidas, o que efetivamente restou fundamentado e decidido pelo juiz a quo”, consta.

Na terça-feira (11), o TSE acatou recurso e deferiu o registro do candidato a deputado estadual de Altir e com isso, Sampaio confirmou que o partido conquistou a primeira suplência da coligação Amor à Nossa Gente. Mas caso os votos de Barranco sejam contabilizados, o TSE vai fazer a recontagem do coeficiente eleitoral e com isso, ele pode assumir como eleito. Já o ex-secretário de governo em Sinop, Silvano Amaral (PMDB) ou o Coronel Taborelli (PV) podem perder as vagas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Nova Mutum define venda de lotes em distrito industrial

Foi lançada pela prefeitura chamamento público que oferece 12...

Prefeitos de Nova Mutum e Barra destacam empenho de Virginia para realizar obras

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, reconheceu a...

Governo de MT inaugura amanhã 23 km de asfalto no Médio Norte

O governador Mauro Mendes vai inaugurar nesta quarta-feira (17),...

Sinop: Senado encaminha ao governo proposta criando Universidade Federal do Norte

A comissão de Educação do Senado decidiu, em audiência,...
PUBLICIDADE