Partido com o maior número de prefeituras em Mato Grosso, o PSD promete ampliar seus quadros nos próximos dias. De acordo com o presidente da comissão provisória da sigla no estado, o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga, talvez a sigla seja uma das que mais estejam crescendo.
A insatisfação de lideranças com o partido e a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite que mandatários de cargos majoritários troquem de sigla sem risco de perder o mandato, fez com que o PSD fosse um dos mais visados por outras legendas. Havia uma expectativa de que mais de 20 prefeitos pudessem deixar o partido.
No entanto, o presidente afirma que está acontecendo justamente o contrário. Nas últimas eleições municipais, em 2012, o PSD conquistou 39 prefeituras e hoje já res- ponde pelo executivo municipal de 42 cidades mato-grossenses.
No mês passado, quando assumiu a comissão provisória, Neurilan filiou o prefeito de Glória D’Oeste, Nilson Bor- gato, que deixou os quadros do PP para entrar no PSD. Já os outros dois municípios são Reserva do Cabaçal e Porto Espiridião, onde os vice-prefeitos assumiram o comando doexecutivo.
Ainda, de acordo com o presidente da sigla, outros dois prefeitos já estão em conversas bastante adianta- das com o PSD e devem anunciar suas filiações nos próximosdias.
Neurilan explica que assim que assumiu a sigla, sua prioridade foi conversar com as lideranças que estavam descontentes, querendo sair do partido. “Hoje a gente tem um contato direto com os filiados no estado todo. O partido está trabalhando, ligando, dizendo vamos ficar no partido, vamos consolidar o parti- do e vamos passar essa maré. Achavam que iam migrar 20, até 30 prefeitos e não vai ter nada disso, muito pelo contrário, vamos crescer”, destacou.