O Partido Social Democrático (PSD) já mostrou que tem base sólida e vai crescer ainda mais nas eleições de 2014. A previsão foi feita pelo secretário-geral do partido, deputado estadual José Riva, ao encerrar os encontros regionais do partido na região do Araguaia. “Nas eleições municipais de 2012, recém-criado, o PSD de Mato Grosso mostrou sua força elegendo mais candidatos que todos os outros partidos. Foram 39 prefeitos, 15 vice-prefeitos e 276 vereadores. Em 2014, o foco são as candidaturas proporcionais e vamos aumentar nossas bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal”, disse Riva.
As principais lideranças do partido participaram, na sexta-feira (20), dos encontros realizados em Confresa e Barra do Garças. No total, representantes de 26 municípios se reuniram para traçar estratégias e definir o planejamento para a escolha dos candidatos a deputado estadual e federal. As disputas majoritárias – governador e senador – só serão discutidas em 2014.
“Primeiro precisamos fortalecer nossos alicerces, que são as candidaturas proporcionais. Mas de uma coisa todos podem ter certeza: o PSD será decisivo também na majoritária, com candidatura própria ou coligado com outras siglas”, ressaltou Riva, lembrando que não se constroem candidaturas majoritárias sem chapas proporcionais fortes.
O presidente do diretório regional, vice-governador Chico Daltro, endossa a tese ao afirmar que nenhum partido terá chapa mais forte para a Câmara e Assembleia Legislativa. “Mais uma vez saímos na frente, somos o primeiro partido a se organizar e planejar a montagem das chapas proporcionais numa ampla e democrática consulta às bases de todas as regiões. Vamos trabalhar duro para reeleger nossos federais Eliene Lima e Roberto Dorner e para aumentar nossa bancada estadual reelegendo os cinco deputados estaduais e assegurando novas vagas para as lideranças que estão surgindo em todas as regiões”, disse Daltro.
Em Barra do Garças, um dos nomes mais cotados para a Assembleia Legislativa é o presidente do diretório municipal do PSD, Leandro Soares. Outras candidaturas também estão se consolidando, para assegurar que a região volte a ter representante no parlamento estadual.
O prefeito Roberto Farias ressaltou que o antigo “Vale dos Esquecidos” hoje pode ser considerado o vale da prosperidade, pelo desenvolvimento que experimenta nos últimos anos e pelas excelentes perspectivas que se anunciam, a começar pela ferrovia ligando Mato Grosso ao Pará, projeto do deputado Riva.