PUBLICIDADE

Provas são fundamentais para Mato Grosso ficar entre as 5 melhores educações do país, avalia secretário

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: Só Notícias)

Em visita a Sinop, ontem, o secretário estadual de Educação, Alan Porto, fez alinhamentos com representantes do Diretório Regional de Educação e diretores de escolas sobre a aplicação das provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que, em Mato Grosso, começam na próxima segunda-feira (27) e seguem até dia 7 do mês que vem. “Eu estou muito feliz com a estratégia dos professores, juntamente com a DRE. Não tenho dúvida nenhuma que nós vamos melhorar os nossos resultados, e com a melhora dos nossos resultados significa dizer que a educação no estado de Mato Grosso vai avançar”, avaliou, ao Só Notícias.

O resultado do Saeb é um dos instrumentos considerados pelo ministério da Educação para compor a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), junto com outros variáveis como proficiência e taxa de aprovação. No ano passado, Mato Grosso alcançou 6,0 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º); 4,9 pontos nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental; e 4,4 pontos no ensino médio, em uma escala que vai de 0 a 10.

O secretário reforçou que a meta deste ano é elevar as notas e chegar entre as cinco melhores educações no Brasil. “Já demos um grande salto, em 2019, quando o governador Mauro Mendes assumiu”, “nós eramos a 22ª educação, pulamos, saltamos para a 8ª melhor, e esse ano, com toda certeza, o trabalho que eu estou vendo, acompanhando de perto nas escolas, a dedicação dos nossos professores, dos nossos estudantes, a gente vai alcançar a 5ª melhor educação no Brasil”, disse.

Em Mato Grosso, 526 escolas da rede estadual participarão da edição deste ano, com cada unidade podendo definir seu próprio cronograma de aplicação dos testes dentro do prazo estabelecido. Nesta edição, farão os testes estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, e os da 3ª série do ensino médio da rede pública estadual.

De acordo com a secretaria de Educação, além de medir o desempenho dos estudantes em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, o Saeb irá recolher informações contextuais de alunos, professores, diretores e famílias. Esta será a primeira vez que as famílias dos alunos responderão a questionários contextuais.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Advogada que era prima de Ana Castela é sepultada em Mato Grosso; bebê na UTI

A advogada Paula Proença Castela Ribeiro, de 36 anos,...

Governo de MT decreta ponto facultativo para próxima segunda-feira

O governador Mauro Mendes decretou ponto facultativo para os...

Matupá deve aplicar R$ 1,3 milhão em obras de infraestrutura

O pregão eletrônico da prefeitura de Matupá (200 quilômetros...
PUBLICIDADE