A consulta social do protocolo municipal de preservação e combate ao fogo em Guarantã do Norte foi feita na quarta-feira. Participaram representantes de diversas entidades como a CooperGuarantã , Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA, Secretaria Municipal de Saúde, vigilância sanitária, Indea e populares.
Entre as autoridades presentes estava o prefeito Jose Humberto Macedo, o vereador Marcelinho Leiteiro, o secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Camilo Gemelli, o diretor regional da SEMA em Guarantã José Ferreira de França e a diretora presidente do Instituto Floresta de Pesquisas e Desenvolvimento Sustentável Marilia Carneluti.
A reunião visava debater e implementar novas propostas para serem anexadas ao protocolo municipal de preservação e combate ao fogo que será assinado no próximo dia 25 de agosto em Guarantã do Norte e contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais.
Guarantã do Norte atualmente é um dos municípios de Mato Grosso com mais resultados positivos no combate ao fogo, não aparecendo na lista dos que mais tiveram registros de focos de queimadas. Segundo as autoridades no assunto isto é o resultado de um trabalho de conscientização da sociedade na preservação do meio ambiente.