PUBLICIDADE

Proteção para procuradora em MT que investiga políticos é mantida

PUBLICIDADE

Quatro anos após ter pedido as prisões de “figurões” da política mato-grossense, como o ex-deputado estadual José Riva e o ex-secretário de Estado Moraes, receber ameaças anônimas e passar a viver sob escolta, a procuradora da República, Vanessa Christina Marconi Zago, ainda está sob proteção. Outros procuradores federais que também atuam na Operação Ararath, sob a coordenação dela, recebem escolta até hoje. 

A informação foi confirmada pelo procurador-geral da Procuradoria da República em Mato Grosso, Gustavo Nogami. “Por uma questão, até, de segurança da própria procuradora-coordenadora e dos outros procuradores que têm atuado no caso, eu não posso comentar detalhes. O que eu digo é que existe um sistema de proteção, desde aquela época em que foi identificada a ameaça”, disse.

Segundo Nogami, o Ministério Público Federal (MPF) montou o sistema de proteção por conta do envolvimento na apuração de casos que apontam para políticos, empresários e outros acusados de crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, dentre outros, em Mato Grosso. “Os procuradores até hoje têm algum tipo de proteção em grau maior ou menor”, afirma

Na época em que a procuradora Vanessa Zago pediu as prisões de Riva e Moraes, em 2014, estes ocupavam os cargos de presidente da Assembleia Legislativa e de chefe da Casa Civil do governo do Estado. A segurança foi autorizada pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot, que relatou que a colega sofreu ameaças depois da quinta fase da Operação, deflagrada pela Polícia Federal (PF), no dia 20 de maio.

As investigações mostraram que o sistema financeiro clandestino operado pelos réus causou um rombo de R$ 1,5 bilhão em impostos federais que deixaram de ser arrecadados entre 2008 e 2014. Desse montante, mais de R$ 400 milhões já foram recuperados aos cofres públicos, por meio de um trabalho conjunto entre o MPF, a Polícia Federal e a Receita Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE