domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Promotorias recomendam que aulas não voltem em Sorriso e comitê não chega a entendimento

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

As promotorias de justiça cíveis do Ministério Público de Sorriso, fez uma série de recomendações ao município e a secretária municipal de Educação para que as aulas permaneçam suspensas enquanto não houver estudo científico que respaldem o retorno do ano letivo e uma estrutura de saúde para atender crianças, que possam ser vítimas de coronavírus. O MP ainda alertou que o não atendimento das recomendações resultará em ajuizamento de ação civil pública e a adoção das medidas legais.

O ministério considerou que a rede de saúde pública e privada de Sorriso não tem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e dos nove leitos neonatais, oito já estão ocupados. Também foi levado em consideração os países europeus que estão sem aulas pelo risco de contaminação. O documento com os apontamentos foi entregue, ontem, à prefeitura.

Esta manhã, o Comitê de Enfrentamento a Pandemia de Coronavírus que se reuniu para deliberar sobre a volta às aulas no município não chegou a nenhum entendimento sobre a retomada e marcou nova reunião alegando uma série de ponderações para tomar a decisão.

“É um direito do ministério, respeitamos muito os promotores, nos ajudam muito em Sorriso, porém, a decisão é do prefeito, é da secretária de Educação que foi notificada. A recomendação é respeitada, mas o prefeito sempre tem ouvido as decisões do comitê. A volta as aulas, tivemos um debate muito longo. Se começar as aulas hoje, cerca de 30% dos professores não vão estar. Vamos abrir as escolas sem professores? Não é esse o planejamento. Se vamos abrir como fazer, então é muito complexo. Estamos falando de 25 mil alunos”, expôs o secretário de Saúde e presidente do comitê Luiz Fábio Marchioro.

O comitê estudará se há possibilidade ou não das aulas voltarem em Sorriso e uma nova reunião sobre o debate está marcada para terça-feira.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsle expôs que o momento é de ter “maturidade para tomar as decisões mais coerentes possíveis. Hoje, o que mais importa é a segurança das crianças. É a segunda reunião que o comitê realiza e pondera inúmeras situações. Os pais devem ponderar muito também a segurança dos filhos dentro da unidade escolar. Os pais, os professores, de que forma vamos conseguir atender as crianças de uma forma mais segura? Sabemos que é o momento de analisarmos que Sorriso não tem nenhum caso ainda, sabemos que outros municípios têm. Ao nível de País estão aumentando os casos, mas consideramos muito aos pais que precisam ter a escola porque trabalham. Foi decido então que iremos fazer uma câmara temática onde vamos fazer um planejamento mais maduro e na terça-feira vamos apresentar para o comitê de que forma poderemos reabrir”.

Conforme Só Notícias já informou, o Ministério Público do Estado recomendou ao governo estadual que prorrogue por mais 30 dias a suspensão das atividades escolares presenciais da educação infantil, ensinos fundamental, médio e superior na rede pública e privada em todo o Estado. Por conta da pandemia, as aulas foram suspensas mês passado e a previsão é de reiniciar no próximo dia 4.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE